Londres – Inglaterra (parte 1)

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido, sendo uma importante cidade por dois mil anos, desde sua fundação pelos Romanos. É um dos maiores centros culturais e financeiros do mundo, além de ser a maior cidade da União Européia (Pré-Brexit).  A cidade possui quatro patrimônios Mundiais: a Torre de Londres, Kew Gardens, Westminster e Greenwich. As atrações são tantas que vamos separar em dois posts, comentando brevemente sobre elas.

Big Ben

Palácio de Westminster e Big Ben

O palácio abriga o parlamento mais famoso do mundo, o Parlamento Britânico. Antes disso era a residência oficial dos monarcas até 1529, quando foi atingido por um incêndio. Já o Big Ben é o apelido do grande sino de 13 toneladas que badala no interior da torre de 96 metros de altura com seus quatro relógios. Nos últimos anos ele tem frustrado os turistas por suas intermináveis reformas.

Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham

Esse é o palácio onde reside a Rainha Elizabeth II, se uma bandeira laranja, azul e amarela estiver hasteada quer dizer que ela esta em casa. A sua grande atração é a troca da guarda. Nos meses de verão ocorre diariamente as 11:30, chegue pelo menos 30 minutos antes. Nos arredores do palácio está o St. James Park, um bom alento para os dias quentes de verão.

Troca da Guarda

Museu Britânico

O museu mais importante dos britânicos é ofuscado pelo Louvre na Europa, mas não menos importante. Seu acervo tem mais de seis milhões de peças. É possível ficar dois dias no museu e não ver tudo, mas se for ficar apenas duas horas, não perca a Pedra da Roseta (fragmento de pedra fundamental para a compreensão dos hieróglifos egípcios). A entrada é gratuita, com exceção das galerias com exibições especiais e temporárias. 

Guarda Real

Trafalgar Square

Uma das praças mais famosas do mundo, além de ser ponto de encontro dos britânicos e turistas. Recebe frequentemente shows gratuitos, além de ser local de celebração e protestos. Nessa praça fica o marco zero de Londres, da onde são medidas todas as distâncias. Abriga a National Gallery (galeria de arte mais importante da cidade), que assim como o Museu Britânico, é gratuito.

London Eye

London Eye

A terceira maior roda-gigante do mundo, e maior da Europa com 120 metros de diâmetro. São 32 cápsulas que, quando chegam no topo, te dão vistas 360 graus magnificas dos principais pontos turísticos da cidade como o Rio Tâmisa, Westminster e o Big Ben. O passeio dura 30 minutos e é bem tranquilo mesmo para quem tem medo de altura. Fato interessante é que a roda-gigante foi originalmente construída para permanecer por 5 anos na cidade, durante a virada do milênio, hoje virou um dos símbolos londrinos. Compre o ingresso pelo site oficial e pague um pouco mais barato, além de evitar as enormes filas. 

Torre de Londres

É “o lugar” para quem gosta de história. Já foi uma prisão, local de execuções, casa da moeda e hoje além de funcionar como um museu, guarda as Jóias Reais. O local foi construído como uma fortaleza de defesa, com quatro anéis e rodeada por água. Se você quer saber mais sobre a história da cidade vá até o Museu de Londres, próximo da Catedral de São Paulo.

Westminster Abbey

Abadia de Westminster

Fundada no ano de 970, essa igreja anglicana é mundialmente famosa por ser o local de coroação da monarquia britânica desde 1066. Lá também estão enterrados os monarcas e grandes nomes da ciência como Newton e Darwin. Foi nessa abadia que o príncipe Willian casou com Kate Middleton.

A fila pode estar bem grande em qualquer das atrações

Piccadily Circus

É mais uma praça que estará entre os pontos a serem visitadas no centro de Londres. Sem grandes atrações, no seu centro fica uma estátua de Eros, e ao seu redor painéis luminosos dão um ar cosmopolita.

No meio da Tower Bridge

Tower Brigde

Inaugurada em 1894 é um dos cartões-postais mais famosos de Londres, e o nosso preferido. Fica sobre o Rio Tâmisa e é possível subir e andar entre as Torres à 42 metros de altura. Se estiver com tempo aguarde a ponte se abrir para ver os grandes barcos passarem, ela funciona desde sua inauguração.

Tate Modern

Um dos principais museus de Arte Moderna do Mundo, faz parte do grupo Tate e também é gratuito. O prédio do museu era uma antiga usina elétrica, e tem um bar no seu sétimo andar onde se pode ter uma bela vista da cidade. Aproveite seu passeio pela região e passe pela Millenium Bridge, ponte futurista que liga o Museu à Catedral de São Paulo.

Vista de St. Paul’s Chapel

St. Paul’s Cathedral

Local símbolo da resistência na Segunda Guerra Mundial, também é mais uma atração que recebe celebrações da realeza. Foi nessa Catedral que o príncipe Charles casou com a Princesa Diana. No alto da Catedral fica um mirante muito bacana.

Vista de St. Paul’s Chapel

Hyde Park

Não existe possibilidade de ir até Londres e não conhecer o Hyde Park. O parque é imenso e cheio de atrações, como  o memorial da Princesa Diana, Jardim de Kensington, Memorial do Holocausto, entre outros. Aproveite, no verão, os festivais com shows ao ar livre.

British Summer Time no Hyde Park

Museu de História Natural

Esse Museu é para quem tem interesse em fauna e flora do mundo ou alucinados por ossadas de dinossauros. Passeio imperdível para ser feito com crianças, é possível ficar “frente a frente” com um T-Rex. Outra boa experiência em família pode ser o Science Museum.

Guarda Real

Veja aqui a continuação do post sobre Londres.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.