Sultanahmet – Istambul (Turquia)

Istambul é a maior cidade da Turquia e quarta maior cidade do mundo. Antigamente conhecida como Constantinopla, foi a capital do Império Romano do Oriente (Império Bizantino) e do Império Otomano. Tem uma importância geográfica incalculável pois ocupa as duas margens do Estreito de Bósforo que separa a Europa da Ásia, sendo a única cidade no mundo a ocupar esses dois continentes simultaneamente.

Hoje comentaremos apenas sobre atrações em Sultanahmet. Essa é a região mais conhecida de Istambul, é o centro histórico, onde ficam as principais atrações da cidade. Se hospedar nessa área pode ser inconveniente pelo número de turistas e vendedores de rua, porém andando menos de 10 minutos você consegue conhecer todos pontos turísticos.

Hagia Sophia

Hagia Sophia

A Basílica de Santa Sofia é uma imensa construção que hoje funciona como museu, sendo o prédio mais icônico de Istambul. Já foi a maior igreja do Império Bizantino, e posteriormente com a ocupação muçulmana virou uma mesquita, até ser convertido em museu em 1935. Hagia Sophia serviu de inspiração para muitas outras construções, inclusive a Mesquita Azul que fica bem na sua frente.

Interior da Hagia Sophia

Santa Sofia é uma das grandes construções bizantinas ainda existentes. Seu interior é decorado com pilares de mármore e mosaicos com grande valor artístico. As maiores colunas, que são de granito tem 20 metros de altura, 1,5 metros de diâmetro e a maior tem mais de 70 toneladas. Grande parte dos mosaicos foram cobertos no século XV quando a igreja virou mesquita, dada a proibição islâmica de imagens. Restaurações feitas no século XIX, pintaram a parte externa de amarelo e vermelho, além de introduzirem quatro medalhões no interior da nave com os nomes de Maomé e dos primeiros califas do islã.

Hagia Sophia em obras

Mesquita Azul

Essa é a mesquita mais importante da cidade e uma das mais conhecidas no mundo. É a única em Istambul que tem seis minaretes (torres de onde se ouve o Adhan, citação do alcorão cantada no alto falante que funciona como um convite para a oração). Também chamada de mesquita de Sultanahmet foi construída durante o império Otomano, e ainda é utilizada para orações, portando é necessário vestir-se de forma respeitosa e as mulheres devem cobrir o cabelo para entrar. A entrada é gratuita, inclusive com empréstimo de lenços e sacolas para levar seus sapatos.

Interior da Mesquita Azul

Você só vai descobrir porque ela se chama Mesquita Azul depois que entrar nela, pois por fora ela não tem nada de azul, mas grande parte do seu interior foi feito com pedaços de mármore azul. Sinceramente a mesquita não tem nada de muito especial e nem é tão bonita assim por dentro. Inclusive diríamos que ela cheira bem mal, talvez pela falta de higiene das pessoas com os seus pés.

Mesquita Azul

Hipódromo de Constantinopla

O hipódromo é um museu a céu aberto onde na época do Império Romano ocorriam vários eventos como corrida de bigas. Fica ao lado da praça Sultanahmet e lá você vai ver importantes monumentos como o Obelisco de Teodósio (Egípcio) e a Coluna da Serpente.

Cisterna da Basílica

Cisterna da Basílica

Istambul tem muitas cisternas escondidas em seu subsolo e a mais famosa delas é a Cisterna da Basílica. Ela cobre uma área de quase mil metros quadrados nos arredores da Hagia Sophia, tendo sido construída em 532 por Justiniano para armazenar água para o Grande Palácio e construções próximas.

Cabeça da Medusa

Um total de 336 colunas sustentam o teto da cisterna e tudo acima dela. As colunas estão distribuídas 12 filas, somando 28 em cada fila, de todas, as mais famosas são as que tem a cabeça da medusa esculpidas em suas bases. Não perca de conhecer, elas ficam no fundo da cisterna. A cisterna está sempre com alguns centímetros de água, mas fique tranquilo que você só poderá andar pela passarela elevada.

Jardins do Palácio

Palácio Topkapi

Atrás da Santa Sophia você encontra esse imenso palácio que durante muitos séculos foi a residência dos sultões e hoje em dia virou um dos maiores palácios-museus do mundo. O palácio tem um acervo de mais de 300 mil documentos otomanos além de tapetes, joias e outros artefatos. Você pode passar um dia inteiro explorando o museu, são quatro jardins diferentes, rodeados por várias construções.

Entrando no Harém

Um dos pontos altos do passeio é visitar o Harém do Palácio, onde viviam suas famílias (esposas, filhos e concubinas). O ingresso para o harém é vendido separadamente, outra vantagem de entrar no harém é que é o único local do palácio onde fotos internas são permitidas. Outro ponto imperdível é a vista panorâmica do último pátio, onde é possível ver o Estreito de Bósforo.

Harém do Topkapi

Museus Arqueológicos

São três museus arqueológicos localizados no mesmo terreno em Sultanahmet: o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Otomano. Em suas coleções estão artigos do Palácio Topkapi, antiguidades trazidas da Turquia e do mundo todo, como estátuas, sarcófagos, múmias e tumbas. É possível visitar os três com um só ingresso, fique atento que eles não abrem nas segundas-feiras.

Palácio Topkapi

Istambul é um prato cheio para quem gosta de grandes cidades e história. Difícil achar uma cidade com mais história do que ela. Se hospedar em Sultanahmet vale a pena para uma primeira visita apesar da lotação, para visitar os pontos turísticos mencionados basta caminhar.

Com esses barcos que se atravessa o estreito de Bósforo

Verdades:

– Istambul é uma cidade bem mais segura do que você imagina.

– Hagia Sophia é uma construção impressionante e com uma história mais impressionante ainda.

– Mesquita azul é bem decepcionante.

– Cisterna da Basílica é a parte mais bacana de Sultanahmet.

– Palácio Topkapi apesar de ter um belo acervo, é cansativo e bem cheio.  

Estreito de Bósforo visto dos Jardins do Topkapi

Extras:

– Evite filas, a maior parte dos Turistas acabando chegando no meio da manhã nessas atrações, chegue bem cedo. Outra opção é deixar os passeios mais curtos (como o da Cisterna da Basílica) para o final da tarde, quando os ônibus turísticos já foram embora.

– Aproveite seu passeio em Sultanahmet e tome um chá e coma um doce turco na confeitaria Hafiz Mustafa.

Luzes da Hagia Sophia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.