Lagunas Antiplânicas – Deserto do Atacama (Chile)

Dentre os diversos passeios no Deserto do Atacama, o das Lagunas Antiplânicas é considerado o mais bonito. O tour dura o dia inteiro, iniciando de manhã cedo e terminando depois do meio da tarde. As grandes atrações são as Lagoas Miscanti e Miñiques, mas são feitas outras paradas como: Lagoa Chaxa, Lagoa Tuyaito, Povoado de Socaire e placa do Trópico de Capricórnio. 

Reserva Los Flamencos

Não é recomendado que você faça esse passeio nos primeiros dias no deserto, pois as lagoas ficam a mais de 4.200 metros de altitude. Mesmo já estando aclimatado você se sentirá bem cansado no final do dia. Outro fator a ser lembrado pela altitude é que as temperaturas podem estar extremamente baixas, principalmente no início do dia. O ideal é vestir-se em camadas, porque a temperatura tende a aumentar próximo ao meio dia.

Contrastes do deserto

tour das Lagunas antiplânicas é um dos mais caros, isso porque também é um dos que percorre as maiores distâncias. As lagoas ficam cerca a mais de cem quilômetros de San Pedro do Atacama. A maioria dos passeios, entre diferentes agências, contemplam os mesmos pontos de visitação, sendo a ordem de paradas sua maior diferença. 

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa 

Essa lagoa é um santuário para os flamingos, na verdade ela é considerada a porta de entrada da Reserva Nacional Los Flamencos. Considerada a melhor região no Atacama para observação desse tipo de aves. O seu guia irá lhe explicar os diferentes tipos de flamingos e qual altitude é a mais típica de cada um. A quantidade de microrganismos nessas águas, deixam as bordas da lagoa com diferentes cores, como nem tudo é perfeito, o odor não é dos melhores. O nosso café-da-manhã foi servido no estacionamento da Reserva e foi surpreendentemente razoável, apesar disso vale a pena comer alguma coisa antes de sair do hotel.

Socaire

Socaire

A parada em Socaire é bem rápida, seu guia irá contar uma breve história sobre a igreja e de algumas tradições locais. 

Piedras Rojas

Piedras Rojas

Pedras Vermelhas tem esse nome por causa da tonalidade deixada pela oxidação do ferro existente nas montanhas dessa região. Em 2018 um atleta brasileiro gravou cenas praticando kitesurf nas lagoas de piedras rojas, o que deixou a comunidade local indignada. A região foi fechada até que o governo consiga fiscalizar com eficiência esse tipo de violação ao meio ambiente. Hoje em dia poucas empresas oferecem o passeio até esse local, tendo sido liberado apenas um mirante para visitação.

Laguna Tuyaito

Laguna Tuyaito

Essa lagoa forma um espelho d’agua impressionante na frente das famosas pedras vermelhas. A parada é rápida, mas a vista é impressionante.

Miscanti e Miñiques

Laguna Miscanti

A maior das lagoas irmãs, está à esquerda de quem chega pela estrada. Tem uma superfície de 15 quilômetros quadrados. A coloração da sua água é fruto do desgelo, da erosão das montanhas pela chuva e por águas termais subterrâneas. Além da estrada principal, uma trilha liga as duas lagoas. Apesar de ser uma trilha bem fácil, não esqueça da altitude de mais de 4000 metros nesse local.

Laguna Miscanti

Laguna Miñiques

Essa é a menor lagoa das duas, sendo considerada a mais bonita de todo o passeio. Um fato interessante é que a Laguna Miñiques é alimentada por um canal subterrâneo que vem da Laguna Miscanti. Tivemos o privilégio de almoçar na área de estacionamento dessa lagoa, com a melhor vista que alguém pode ter para um almoço. Fique atento que no inverno a passagem para essa área pode ficar bloqueada.

Laguna Miñiques

Toconao

Pequeno povoado com menos de 2000 habitantes, parada de muitas agências para que todos tenham noção do que é a realidade de uma pequena cidade nessa parte da América do Sul. A cidade realmente não tem grandes atrações, uma pequena praça com uma igreja construída com pedras vulcânicas são seu único ponto turístico. Existem algumas lojas de artesanato ao redor da praça, nelas são vendidos também sorvetes com sabores de frutas típicas da região. O sorvete na realidade é gelo ralado, sinceramente, não vale a pena comer gelo aromatizado.

As Lagunas Antiplânicas formam a parte mais bonita do Atacama. Dos passeios que fizemos esse foi o que mais gostamos e além disso o único que realmente nos deixou impressionados. O ponto negativo de grande parte dos passeios no deserto do Atacama é que são longos e cansativos com algumas paradas desnecessárias, se tiver a oportunidade de realizar um passeio privado seria o ideal. Em breve falaremos de outros passeios que não valem tanto a pena.

Vicuñas

Extras:

– O turismo nessa região deve sempre ser consciente, nunca deixe lixo ou quaisquer coisas para trás. Também não interfira no meio ambiente de outras formas, principalmente na vida selvagem.

– Algumas paradas como na placa do Trópico de Capricórnio podem não ser realizadas, se fizer questão peça para o seu guia e motorista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.