O Ring of Kerry é uma das rotas mais cênicas do mundo, sendo formada por diferentes estradas que completam o anel de 175 quilômetros. A região de Kerry fica no sudoeste da Irlanda, tendo tradicionalmente como ponto de partida a cidade de Killarney. A rota pode ser feita de carro, bicicleta ou a pé, nós fizemos de carro em um dia, com dois dias você ganha mais tempo para apreciar os lugares.

Killarney
Killarney é a maior cidade da região e serve de porta de entrada para o Anel de Kerry. Uma boa opção é chegar de avião e alugar um carro para conhecer a região. Essa pequena cidade tipicamente irlandesa é um ótimo lugar para tomar alguns pints de cerveja nos seus tradicionais pubs. Junto a cidade fica o Killarney National Park, com vários mirantes, cachoeiras e o Castelo Ross. Uma opção, para quem tem mais de um dia, é conhecer o parque em meio dia saindo e voltando da cidade.
Gap of Dunloe
Esse trecho tem 11 km e não é possível fazer de carro. Os locais procuram dificultar as passagens justamente para diminuir o fluxo de veículos e promover os passeios de charrete operado pelas famílias nativas. Dentro dos onze quilômetros estão 5 lagos, se quiser conhecer tudo vai ter que optar por alugar uma bicicleta ou o passeio de charrete. Nós andamos por cerca de 3-4 km e já foi possível ver bastante coisa legal, considerando que iriamos fazer tudo em um dia.
Cromane e Lago Caragh
Cromane é uma praia de pedras com água azul, nada que impressione muito, assim como o Lago Caragh. Se estiver atrasado ou só com um dia para fazer todo o roteiro, considere pular essas paradas.

Gleinbeigh
Aqui os tons de azul do mar contrastando com as montanhas verdes da costa formam uma bela paisagem.

Cahersiveen
Essa pequena cidade é um dos pontos altos do Ring of Kerry por abrigar o castelo Ballycarbery e os fortes Cahergall e Leacanabuaile. O fortes datam dos séculos 7 e 9 respectivamente, e foram construído para protegerem as terras adjacentes. É possível subir nos fortes e ver o empilhamento perfeito das suas pedras. Já o Castelo data de 1398, sendo a atual construção do século 16. O castelo no alto da colina é realmente cena de filme.

Valentia Island
A ilha de Valentia não fica propriamente no Anel de Kerry, mas é um lugar a ser considerar pela proximidade com a rota de Kerry e pelas suas belas paisagens. Nós entramos na ilha via ferry boat em Reenard Point e saímos pela única ponte que conecta a ilha de Valentia e a ilha da Irlanda, em Portmagee. Os maiores destaques da Ilha são os Fogher Cliffs e o Farol.

Waterville
Essa é a famosa cidade onde Charles Chaplin passava suas férias. Não é à toa que existe um museu no hotel onde ele se hospedava e sua estátua em frente à praia. Com certeza não é um lugar feio, mas nada de tão imperdível, uma pacata cidade com uma praia de pedras. Talvez se não fosse por Chaplin essa cidade teria caído no esquecimento dos turistas.

Sneen
A estrada até Sneen tem vistas de tirar o fôlego. O mais complicado é arranjar um lugar para parar e tirar fotos. Como o dia já pode estar se despedindo, se você estiver fazendo o roteiro no sentido anti-horário o cenário pode ficar ainda mais legal.
Kenmare
Essa cidadezinha perto de Killarney é bastante simpática, principalmente por suas casinhas coloridas. Se tiver com tempo pare para um café para comprar alguns souvenires. Já se estiver com pressa, não se preocupe, você encontra tudo o que precisar em Killarney.

Para um roteiro de um dia é muito provável que você tenha que cortar algumas paradas. Para dois dias é bem tranquilo fazer tudo inclusive a Ilha de Valentia. No verão a maior vantagem, apesar do trânsito, é o tempo de luz solar. Nós fomos em julho e conseguimos fazer todas as paradas que gostaríamos, incluindo Valentia.

É muito obvio que a Irlanda não é só Dublin, o Ring of Kerry é orgulho nacional quando se trata de belezas naturais. Realmente ir para a Irlanda e só ficar em Dublin é como ir para o Brasil e ficar somente em São Paulo, o país tem muito mais a oferecer do que sua maior cidade.

A região de Kerry talvez seja o que a Irlanda tem de oferecer de melhor em experiência de viagem. Mas apesar da região ser muito bonita lembre-se que o tempo não é de colaborar muito. Chove muito no país e também tem muitos dias nublados, durante todo o ano. Não deixe a chuva estragar sua viagem e esteja com a sua jaqueta impermeável ao seu alcance.

Extras:
- Durante a alta temporada (julho e agosto), o excesso de ônibus, vans e carros podem atrapalhar um pouco o seu roteiro. Evite o trânsito fazendo o Ring of Kerry no sentido anti-horário.