Calgary – Canadá

Calgary é a maior cidade da província de Alberta. Fica localizada na confluência dos rios Bow e Elbow, há 80 quilômetros das Montanhas Rochosas Canadenses. Atualmente a cidade tem mais de 1.200.000 habitantes sendo uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo. Apesar de ser a maior cidade da província, ela não é a capital, quem leva o título é a cidade mais ao norte, Edmonton. 

Edifício Bow – o maior de Calgary

Antes da colonização europeia, a região de Calgary era habitada por nativos da tribo blackfoot, datando de 9000 anos a.C. Somente em 1976 foi fundada Fort Calgary, que acabou por dar origem a metrópole de hoje. Em 1883 a Canadian Pacific Railway (linha de trem que cortaria o Canadá do leste até o Pacífico) alcançou a cidade, começando sua real expansão.

Local do Stampede

Calgary ficou mundialmente conhecida em 1988 quando foi a primeira cidade canadense a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Outro evento que evidencia a cidade é o Calgary Stampede, considerado maior rodeio do mundo, que ocorre anualmente no começo do mês de Julho. O Calgary Flames time de hóquei da NHL é orgulho da cidade desde 1980, inclusive já tendo sido campeão.

Vamos às principais atrações de Calgary:

Construção da Calgary Tower

Calgary Tower

Principal ponto turístico da cidade, recebe mais de 500 mil visitantes ao ano. Talvez sua arquitetura não impressione muito, mas com 191 metros de altura ela foi construída em 1967. Do observatório é possível ter uma vista de toda a cidade, a maior atração talvez seja o piso de vidro em um dos lados da torre, conta-se que um dos cavalos campeões do Stampede já esteve pisando lá para provar a resistência do vidro.

Tem coragem?

Além do observatório, no topo está um restaurante que gira 360 graus para você apreciar a vista da cidade inteira enquanto faz sua refeição. Uma chama foi acesa durante as Olimpíadas de 1988, sendo a maior tocha do mundo, em algumas comemorações como o Canada Day a chama ainda é acesa.

Piso de Vidro

Stephen Avenue

Stephen Avenue é a rua mais importante da cidade, funciona como calçadão das 6 as 18h, sendo liberado o tráfego de veículos depois desse horário. Nessa rua além de lojas estão os melhores restaurantes, pubs e bares de Calgary.

Wonderland

Wonderland

Wonderland é uma escultura da cabeça de uma jovem, com 12 metros de altura. Fica exatamente na frente do edifício Bow, construção mais alta da cidade (236 metros).

Calgary

Olympic Plaza

Construída para os Jogos Olímpicos de Inverno de  1988, a praça recebe vários eventos e festivais. No inverno uma pista de patinação no gelo é montada.

Saddledome

Saddledome

Fundado em 1983, é a casa do time de hóquei Calgary Flames. Com capacidade para mais de 20 mil pessoas, é também palco para show e outros eventos da cidade. O nome Saddle Dome quer dizer domo em forma de cela, na visão científica o domo é uma parabolóide hiperbólico invertido.

Saddledome

Glenbow Museum

O maior museu de arte do Canada, com 8600 metros quadrados de área de exposições. Abriga mais de 20 galerias, totalizando mais de um milhão de peças. Para quem gosta de artes é uma opção imperdível.

Fort Calgary

Fort Calgary 

O local bem na confluência entra os rios Bow e Elbow onde foi fundado Fort Calgary, ainda existe e hoje em dia é um interessante museu que conta a história do surgimento da cidade de Calgary.

Fort Calgary

Prince’s Island

Margeado pelo rio Bow é o parque mais famoso da cidade. Um lugar ótimo para caminhadas, andar de bicicleta, ler um livro na sombra das árvores e relaxar. No verão os canadenses adora usar esse parque para fazer piquenique.

Parques de Calgary

Outras atrações que ficam um pouco mais afastadas do centro são o Calgary Zoo, Heritage Park. O último é considerado o maior museu vivo do mundo, são mais de 180 exposições que simulam como era a vida no século 19. As várias construção foram transportadas intactas para criar a atmosfera mais realista possível, tendo até uma locomotiva à vapor que faz passeios diários. O Heritage Park como já dito fica afastado do centro, se pretende conhecê-lo, programe pelo menos meio dia nele.

Calgary Tower

Apesar de não ser uma cidade tão turística como Toronto, Montreal e Vancouver, Calgary é uma bela cidade para visitar em 1-2 dias, e parada a ser considerada numa visita as Rochosas Canadenses, principalmente no verão. Se você estiver indo no inverno considere a pratica de esportes no gelo e cuidado com a Icefields Parkway.

Centro de Calgary

Extras:

  • Para muitos o melhor de Calgary é ser o ponto de partida para as montanhas rochosas. Considere no mínimo uma visita até Banff e Lake Louise.
  • Apesar do frio, Calgary é a cidade mais ensolarada do Canadá. O sol dá as caras em algum momento em 333 dias no ano.
  • Uma curiosidade: ajudada pela geografia e por um sistema que combate invasões pontuais, a província de Alberta é o único território no mundo livre de ratos. 
Calgary

Vai pro Canadá? Veja nossos outros posts sobre o país:

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.