Gergeti Trinity Church – Geórgia

Hoje vamos falar sobre um lugar magnífico na Geórgia. Para começar esclareceremos que essa Geórgia não é o estado americano e sim um país lá na Europa Oriental, que faz fronteira com Rússia, Azerbaijão, Armênia, Turquia e é banhada pelo Mar Negro. Sua capital é Tbilisi (que falaremos em post futuro), e as maiores cidades além da capital são: Cutaise, Batumi e Rustavi. Esse país foi parte da União Soviética até conseguir sua independência em 1991.

Fortaleza de Ananuri

Gergeti Trinity Church ou Igreja da Trindade de Gergeti é uma histórica Igreja Ortodoxa Georgiana, localizada na cidade de Gergeti, norte da Geórgia. Esse templo foi construído no século XIV nas montanhas do Cáucaso, mais precisamente a 2170 metros de altitude. Nessa região, atualmente, encontra-se a fronteira entre Rússia e Geórgia. A Tsminda Sameba Church (outro nome usado para essa igreja), tem como um coadjuvante de luxo ao fundo o Monte Kazbegi e seus 5047 metros de altura.

Torre da Fortaleza

Como ir visitar esse local? As opções mais usuais são alugar um carro saindo de Tbilisi ou contratar um tour guiado. Leve em consideração que a distância da capital é pouco mais de 150 km, apesar de não parecer muito a única opção de estrada, a estrada militar, é de pista simples. Então não espere percorrer esse trecho em muito menos que 3 horas, ainda mais com algumas paradas “obrigatórias” pelo caminho. Nós pegamos o cansativo tour de um dia até Gergeti, que acabou sendo uma opção razoável pela distância, preço e segurança ( georgianos não dirigem muito bem).

Lago Jinvali

Saindo de manhã cedinho, a primeira parada é após uma hora de viagem na beira da estrada militar, a fortaleza de Ananuri. A paisagem com vista para o lago Jinvali é belíssima, o complexo tem um castelo, suas torres e muralhas além de duas igrejas. Na frente do castelo ficam varias barraquinhas vendendo artesanato e comida. O perigo aqui é se perder no tempo esquecendo que essa não é a grande atração do dia.

Chegando ao monumento da amizade

Depois de passar por Gudauri e sua famosa estação de esqui, chegamos ao monumento da amizade. Esse monumento inaugurado em 1983, celebra a amizade Russia-Geórgia e os duzentos anos do Tratado de Georgievsky, firmado entre esses dois países.

Mural de azulejos

A obra foi feita com azulejos em um mural de forma circular de quase 360 graus. Apesar do monumento ser bonito, são as montanhas verdes do “vale do diabo” a sua frente que roubam a cena e deixam o cenário espetacular.

Vale do diabo

Mais 30 a 40 minutos de viagem e chegamos a Stepantsminda, pequena cidade que fica nos pés das montanhas. Almoçamos por lá, existem vários restaurantes especializados em servir comida típica para turistas.

Lá esta a Igreja

Para subir até as montanhas e a igreja, existe a opção de uma hora e meia de uma dura caminhada ou fretar um 4X4. Os carros para esse tipo de aventura parecem ter saído da década de 80 e não parecem ter a mínima segurança, mas morro acima e tudo deu certo.

Morro acima

Chegando aos pés da igreja você terá que que subir mais um pouco para visita-la por dentro, mas a melhor vista é realmente por fora com as montanhas e seus picos nevados ao fundo. Infelizmente você não vai conseguir tirar aquela foto que poderia virar capa de um guia de viagem, pois a catedral é bem cheia.  Aproveita a paisagem porque a viagem de volta é longa.

Monte Kazbegi

Durante a volta paramos em uma fonte de água natural em um paredão rochoso, para nós brasileiros nada de muito diferente, mas os turistas de outras regiões acharam bem interessante. Se você foi dirigindo até Stepantsminda, nosso conselho é que durma na região e aproveite melhor as atrações.

Stepantsminda

A Geórgia é um país que está sendo descoberto pelos turistas, mas apesar disso a infraestrutura para atender estrangeiros ainda é muito falha. Em muitos lugares é complicado achar um cardápio em inglês, ou alguma sinalização que faça sentido em línguas ocidentais. Mesmo alguns guias ainda têm dificuldade de se comunicar com os turistas. Essas coisas tendem a melhorar, porém o número de turistas também. Então se você não liga de passar um perrengue ou outro a hora de conhecer a Geórgia é agora.

Gergeti Trinity Church

Extras:

– Se estiver de carro considere parar na antiga cidade de Mtskheta, que virou patrimônio da UNESCO em 1994 e também falaremos em post futuro.

– Encontramos algumas informações que uma estrada asfaltada foi feita e o uso de 4X4 não é mais necessário a partir de dezembro de 2018, fomos em julho de 2018 e isso parecia estar bem longe de acontecer. Se alguém tiver alguma novidade por favor nos avisem. 

– O Monte Kazbegi tem a tradição de estar com o cume escondido por uma nuvem, ver o cume do Kasbegi sem a nuvem é sinal de sorte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.