As Torres Petronas são dois arranha-céus que ficam na cidade de Kuala Lumpur, capital da Malásia. Os edifícios foram concluídos em 1998, com 88 andares e 452 metros, sendo atualmente o décimo sexto mais alto do mundo, reclamando o titulo de mais alta do mundo de 1998 até 2003, e por enquanto permanecem como as torres gêmeas mais altas do mundo.

As torres foram construídas com base em concreto reforçado e adornadas em aço e vidro, desenhando motivos islâmicos, que remetem a influencia da religião no país. O governo malaio estipulou que as torres fossem construídas em apenas 6 anos, para isso foram contratados dois consórcios, um sul-coreano e um japonês.

Em uma forma de estimular a rapidez da construção e para que fosse cumprido o prazo, a construtora que terminasse a sua torre primeiro ganharia o direito de construir a ponte aérea. A construtora sul-coreana terminou a torre 2 (torre leste) primeiro e reivindicou o seu direito.

A Skybridge, ponte dupla que liga as duas torres fica no 41°e 42°andares, é a ponte com dois andares mais alta do mundo. Ela fica a 170 metros do chão, tem 58,4 metros de extensão e pesa 750 toneladas.

Fato interessante é que a ponte não está presa na estrutura principal das torres, justamente para não quebrar quando ventos fortes estão soprando e podem jogar as torres de um lato para outro alguns centímetros. A estrutura da ponte fica apoiada nos andares 29 de cada torre com uma estrutura de 51 metros.

Outro desafio foi a construção de elevadores que fossem eficazes, com torres relativamente estreitas, a solução foram elevadores com dois andares, com a parte de baixo parando em andares pares e a parte de cima em andares impares. Ao todo 58 elevadores duplos (29 em cada torre), foram instalados, além de 18 elevadores simples.

O complexo fica na região central de Kuala Lumpur, chamada de KLCC, e além das torres contam com um gigantesco shopping center e o KLCC Park. O shopping center, Suria KLCC tem mais de 400 lojas. Para comprar ingressos você terá que ir até o lado oposto do shopping e entrar na base, ou pelo site oficial.

Compramos na hora sem problemas, mas as visitas são limitadas para 20 pessoas a cada 15 minutos então pode ser que você tenha que comprar um ingressos para algumas horas depois. As torres ficam abertas para visitação das 9:00 as 21:00 de terça-feira a domingo. Os ingressos estão custando 80 Ringgit malaio, pouco mais de 70 reais.

Assim como o número de pessoas é limitado o tempo de visita também é, você só pode ficar lá por 45-60 minutos. Tudo começa com 15 minutos na Skybrigde, o tempo não é problema, em 15 minutos dá para tirar muitas fotos e como o lugar não é lotado dá pra ser muito bem aproveitado. Aproveite a vista para o KLCC Park.

Depois de aproveitada a ponte é hora de subir para o 86° andar, onde fica o deck de observação. Lá no topo você terá 30 minutos para explorar a vista e as maquetes. Uma das vistas mais interessantes é a da torre irmã, poder ver a arquitetura da torre bem de perto é impressionante.

As Torres Gêmeas Petronas, são uma das construções modernas mais bonitas que conhecemos. Você pode passar muito tempo no KLCC Park, observando as belas torres. Para nós elas são o real motivo de uma visita a Kuala Lumpur valer a pena.

Extras:
- Uma das melhores maneiras de desfrutar a vista noturna das Torres Petronas é aproveitar o happy hour no SkyBar, que fica no Traders Hotel. No alto do 33°andar do Hotel, a vista para as torres e para o parque são invejáveis. A piscina no centro é rodeada com mesas e sofás para curtir o som eletrônico e os cocktails servidos. Após as 19 horas apenas maiores de 21 anos podem entrar no local.
- Se o SkyBar estiver cheio outras opções são: View Rooftop Bar no G Tower Hotel, Luna Bar no Pacific Regency Suites e o Marini’s on 57 na chamada Torre 3 ao lado das torres gêmeas.

- Está indo para Kuala Lumpur? Veja nosso post sobre Batu Caves.