Igrejas de Montreal – Canadá

Montreal é a maior cidade da província do Quebec e a segunda maior cidade do Canadá. Seu nome é uma abreviação de Monte Royal, um morro localizado no centro da cidade. Já recebeu grandes eventos como a Exposição internacional de 1967, as Olimpíadas de Verão de 1976 e ainda é palco do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 e do famoso Festival Internacional de Jazz.

Sede da arquidiocese de Montreal

Como herança da colonização dos franceses que se estabeleceram por lá em 1962 na época da febre religiosa, Montreal abriga centenas de igrejas. O número é tão grande que hoje em dia algumas já até viraram academias e palcos de shows. Dentre todas essas igrejas mencionaremos as três mais importante e bonitas da cidade.

Notre-Dame

Basílica de Notre-Dame

Um dos principais pontos turísticos do Canadá, essa igreja está localizada na cidade antiga de Montreal na região do Vieux-Port (Porto Antigo). Foi inaugurada em 1929, após 6 anos de construção, e recebe diariamente mais de dois mil visitantes. A entrada nessa igreja é paga (8 dólares canadenses).

70 metros de torre

O seu exterior impressiona com suas torres idênticas de 70 metros de altura em estilo neogótico. Mas é no interior que você consegue entender porque ela é considerada um dos lugares mais bonitos do mundo inteiro.

Dentro de Notre-Dame

A igreja conta com belíssimos vitrais, o seu magnifico altar dourado, além de  mais de mil estrelas de ouro 24 quilates em seu teto. A penumbra no interior e chão azul da cor do manto da Nossa senhora completam o visual.

Altar de Notre-Dame

Atrás do altar está escondida mais uma jóia da basílica, a Capela Sacré-Coeur. Seu interior é feito em madeira, com detalhes dourados e iluminação natura. A capacidade é para 300 pessoas, sendo muito disputada para realização de cerimônias de casamento.

Catedral de Montreal

Catedral de Marie-Reine-Du-Monde

Essa catedral está localizada no centro da cidade e é uma espécie de réplica da Basílica de São Pedro no Vaticano, sendo desenhada para ter um terço do seu tamanho. Abriga a sede da arquidiocese da cidade de Montreal.

Dentro da Catedral

Os jardins externos são extremamente bem cuidados e o interior é grandioso. A cúpula e o baldaquino da catedral são as maiores semelhanças com o Vaticano.

Baldaquino

Foi inaugurada em 1894, e tem 101 metros de comprimento e 77 metros de altura com sua cúpula de 23 metros de diâmetro. Na fachada ao invés dos 12 apóstolos, estão esculturas dos 13 santos patronos de cada paroquia de Montreal.

Interior da Cúpula da Catedral

Oratório de São José do Monte Royal

A história da maior igreja do Canadá começou em 1904, com a construção de uma pequena capela pelo Irmão André (Alfred Bessette). Logo essa capela ficou pequena mesmo depois de ampliada. Em 1917 uma igreja maior foi construída, chamada de cripta com capacidade para 1000 pessoas. Com a fama dos milagres do Irmão André uma basílica foi iniciada em 1924, sendo somente inaugurada em 1967 (30 anos após a morte do Irmão). Em 1982 o Irmão André foi beatificado pelo então papa João Paulo II.

Oratório São José

Mais de 2 milhões de pessoas visitam o oratório anualmente. Seu domo é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro (Vaticano).  O tamanho da basílica fica ainda mais impressionante por ela estar situada na região do Monte Royal, a vista tanto de baixo quanto de cima são espetaculares.

Interior da Basílica de São José

Se essas três ainda não forem suficientes para você aqui estão outras duas igrejas para visita em Montreal: Capela de Notre-Dame-de-Bonsecours,  Basílica de São Patrício.

Grandes arcos da basílica

Difícil achar cidades com um conjunto de igrejas tão belas quanto Montreal, provavelmente fora da Europa isso seria impossível. Apesar da cidade ter tantas outras atrações, quando for visitá-la não deixe de fora esse trio de igrejas, você não irá se arrepender.

A grande Cúpula

Extras:

  • Durante a noite é realizado um espetáculo de luzes na Basílica de Notre-Dame. O evento dura 40 minutos e  custa 26,5 dólares canadenses.
  • Atrás do Oratório São José ainda fica a capela original, com os aposentos do Irmão André acima.
Vista desde o Oratório

Vai pro Canadá? Veja nossos outros posts sobre o país:

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.