Praias do Dia D – França

No Dia 06 de junho de 1944 ocorreu um dos dias mais importantes da história contemporânea, o Dia D da Segunda Guerra Mundial. Nesse dia foi iniciada a operação Overlord, onde os aliados viriam a retomar a França ocupada pelos nazistas. E tudo foi iniciado pelo desembarque das forças aliadas nas praias no noroeste da França, na região da Normandia.

As praias

Se você não tem muita ideia do que aconteceu nessas praias nesse dia, assista o filme O Resgate do Soldado Ryan que mostra , de forma bem realista, como foi o desembarque nas praias da Normandia. As praias do desembarque são cinco, em um trecho de 80 quilômetros da costa, são elas: Utah Beach, Omaha Beach, Gold Beach, Juno Beach e Sword Beach. Nas duas primeiras desembarcaram tropas americanas, em Juno tropas canadenses e nas outras duas tropas inglesas.

Omaha Beach

A melhor maneira de conhecer todos esses locais ou mesmo somente os mais importantes (como nós fizemos), é alugar um carro. Você vai percorrer cerca de 100 quilômetros para conhecer todas as praias e o transporte público não é uma opção. Além de poder conhecer outras belas paisagens da região como Mont Saint-Michel e Saint-Malo. Nossa opção foi pegar um trem até Saint-Malo e de lá ir até essas outras regiões, dormindo uma noite em Caen que é a maior cidade perto das praias da Normandia. Estando de carro você tem a opção de voltar dirigindo para Paris, já que são menos de 300 quilômetros de distância.

Alugue um carro

As melhores épocas para visitar são nos meses entre abril e outubro, ontem o tempo é melhor para a região. Nos meses de abril e maio a região da Normandia fica ainda bonita com seus campos de canola. Fomos em novembro, e apesar da chuva conseguimos visitar a maior parte das coisas que planejamos, mesmo com a temperatura começando a baixar.

Omaha Beach

Vamos detalhar um pouco mais os 3 pontos que achamos mais importantes para serem visitados.

Omaha Beach Memorial

Omaha Beach

Essa talvez seja a praia mais famosa entre as cincos. Nela ocorreu o duelo mais sangrento pois lá os bombardeios realizados pelos aliados para destruir as defesas nazistas não foram tão efetivos e os obstáculos para impedir a chegada dos aliados na praia eram muitos. Antes de chegar na praia passe no Museu Memorial, que conta um pouco a história desse dia tão importante.

Les Braves

Um grande monumento, o Omaha Beach Memorial, foi construído em homenagem a coragem dos soldados, e o monumento Les Braves comemora os 60 anos do dia em 2004. É na praia de Omaha que fica o Cemitério Americano.

Cemitério Americano

Cemitério Americano

O terreno do cemitério fica no alto da falésia em Omaha Beach e foi doado pela França aos Estados Unidos. Lá foram enterrados mais de 9.000 soldados americanos que morreram nas praias da Normandia. Na entrada vale a pena conhecer o memorial que traz vídeos, fotos e relatos dos sobreviventes, vale muito a pena conhecer.

Jardins do Cemitério

Apesar da tristeza da perda de tantas vidas tão jovens durante a operação Overlord, o cemitério é sinônimo de paz. Seus lindos jardins mantidos pelo governo americano são repletos de pássaros, e na sua extremidade norte você tem uma bela vista panorâmica da praia.

Bandeira sempre a meio mastro

Arromanches-les-Bains

Nessa praia ficam as ruínas do porto artificial Mullberry construído dias após o Dia D pela Inglaterra. Os ingleses chamavam de porto Winston em homenagem a Winston Churchill, idealizador do projeto. Foi um importante ponto para desembarque de tropas e mantimentos ao continente europeu.

Ruínas do Porto

Uma tempestade destruiu parcialmente o porto nos dias 19 e 20 de junho, porém após alguns reparos foi possível utilizar o porto até 1945. Nessa praia fica o museu do desembarque com a sua principal atração, um cinema 3D.

Museu do desembarque

Talvez as atrações em si não sejam tantas, mas lugares que fazem repensar nossas vidas e que tem tamanha importância histórica devem ser visitados. Para quem vai até a região da Normandia, as praias do Dia D não pode ficar de fora do roteiro.

Memorial no Cemitério Americano

Extras:

– Bayeaux é uma pequena cidade muito bonita que fica bem próxima as praias, pode ser uma boa base para quem quer explorar a região com mais calma.

– Vale muito a pena conhecer Mont Saint-Michel a menos de duas horas de distância de Omaha Beach. Veja tudo sobre Mont Saint-Michel nesse post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.