Sagrada Família – Barcelona

Sagrada Família ou Templo Expiatório da Sagrada Família é um gigantesco templo católico que fica em Barcelona, na Espanha. Desenhada pelo arquiteto modernista catalão Antoni Gaudí, e considerada sua obra-prima. Na verdade, o arquiteto assumiu o projeto um ano após o seu início em 1882, dedicando seus últimos 43 anos ao projeto, sendo os últimos 15 de forma exclusiva. A obra já dura mais de 130 anos e não ficara pronta antes de 2026.

O altar

Apesar de ainda em construção a obra já ganhou título de Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2005. Na realidade ganharam o título a fachada do Nascimento e a Cripta. Em 1936 na Guerra Civil Espanhola a igreja foi alvo de um grande incêndio, destruindo o local onde Gaudí guardava seus projetos. De lá para cá os arquitetos não conseguiram seguir a obra de Gaudí à risca, mas tudo é inspirado nele.

O teto

Na igreja entram em média 500 pessoas a cada 15 minutos, com essa quantidade de gente dá para imaginar o tamanho da fila. Se quiser pular essa parte compre os ingressos antecipadamente, principalmente se estiver em Barcelona nos meses quentes (de maio a setembro), ou na época de Natal. Durante essas datas a fila pode durar entre 40-60 minutos, com risco de ficar sem ingresso. Atualmente a bilheteria física só vende ingressos mais caros, como combinados tickets+audioguide ou tickets+torres. Os ingressos variam de 17 a 32 euros, o mais barato é a entrada básica e o mais caro é com o acesso as torres.

O interior é indescritível

Para acessar as torres você terá que escolher entra a torre da Paixão ou torre do Nascimento. A torre da paixão tem uma vista um pouco melhor, sendo avistado o mar e o Montjuïc. Na torre do nascimento é possível ver o mar e a avenida diagonal. A subida é feita de elevador e a descida por uma estreita escada.

Vitrais

O tempo de visita é ilimitado, uma vez que você tenha entrado na igreja. A maioria das pessoas ficam em torno de uma hora explorando o local, se você for mais detalhista reserve duas horas para o passeio. A Sagrada Família abre sempre às 9 horas da manhã, fechando as 18 horas no inverno e 19 horas no verão. O último ingresso é vendido até 30 minutos antes do horário de encerramento das atividades.

Crucificação na fachada da Paixão

O templo religioso tem exigências quando se trata de vestimentas dos visitantes, não esqueça delas principalmente se for no verão, quando a chance de falhar alguma regra é maior. Não é permitida a entrada: com roupas transparentes, com ombros a mostra, com decote no colo ou costas, com a barriga de fora, utilizando boné ou chapéus e por último, saias, bermudas e shorts tem que cobrir no mínimo meia coxa. Lembre-se que um lenço pode cobrir o corpo, sem problemas.

Fachada da Natividade

Fachada da Natividade

Essa é a parte dedicada ao nascimento de Jesus. Foi finalizada antes da morte de Gaudí, ele sabia que não veria o templo por completo mas fez o possível para terminar ao menos uma fachada. O mais surpreendente e inovador é que aqui você verá formas incomuns há outros templos, tais como folhas, animais e frutas. Essa fachada tem 3 portas, a porta da Caridade é a central, a da Fé fica à direita e a da Esperança à esquerda. Quatro torres se erguem desse lado da catedral.

Fachada da Paixão

Fachada da Paixão

Desde lado você verá cenas dos últimos dias da vida de Jesus. Essa fachada foi feita inteiramente após a morte de Gaudí, ele tinha preparado somente o projeto decorativo, sendo necessárias intervenções. As seis colunas de apoio foram inspiradas nas sequoias gigantes americanas.

Esculturas da Fachada da Paixão

Fachada da Glória

Suas obras começaram em 2002, ainda resta muito trabalho pela frente. Esta fachada será a maior e a principal de igreja. Representará o caminho celestial a Deus: a Morte, o Julgamento Final e a Glória. 

Porta da Fachada da Glória

Interior

Há uma harmonia muito grande com a natureza. As colunas são como troncos de arvores em uma floresta. Com uma altura de 45 metros nas abóbodas centrais e 30 metros nas laterais, a estrutura é indescritível. Os vitrais formam uma interessante mescla de cores no interior da igreja.

O interior é incrível

Torres

Quando ficar pronta a igreja terá 18 torres, 12 dos apóstolos, 4 dos evangelistas e uma para Maria e outra para Jesus, essa última será a maior medindo 170 metros de altura. Nas torres dos apóstolos há a presença de uma escultura do apóstolo que representa.

Torres da fachada da Natividade

A Sagrada Família é uma das únicas oportunidades para se ver a construção de um templo dessa magnitude. Qualquer visita a essa obra não é tempo perdido, até mesmo uma visita aos arredores do local pode ser recompensadora. Não conseguimos comparar essa construção com nenhuma no mundo, ela realmente é única. Se Barcelona está no seu roteiro, a Sagrada Família também deve estar.

Extras:

– Se não tiver comprado ingressos antecipados, tente ir em um dia de sol. Os vitrais iluminados fazem um show à parte. 

– Gaudí está enterrado na cripta da igreja.

Luz nos vitrais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.