Campervan – Islândia

A Islândia é um país no norte da Europa, mais precisamente uma Ilha no Atlântico Norte. Seu nome tem origem em uma língua nórdica antiga e significa “terra do gelo”. A ilha da Islândia está situada entre as placas tectônicas norte americana e euro-asiática, o que explica os 30 sistemas vulcânicos da ilha. A capital desse país nórdico é Reykjavik que abriga dois terços dos seus 350 mil habitantes.

Reykjavik

Se você já pensou em ir para a Islândia alguma vez na vida, deve ter notado que muitas atrações ficam longe de Reykjavik. Isso não seria problema se as cidades mais afastadas oferecessem opções de Hotel ou hospedagem, os poucos hotéis das cidades maiores se esgotam com meses de antecedência a um preço altíssimo. Em muitas regiões apenas temos opção de camping. Juntando isso ao fato de você ter que percorrer grandes distancias de carro para chegar aos pontos turísticos, uma campervan pode ser a receita certa.

AA maior parte das estradas são em pista simples mas com um asfalto conservado

Você até poderia optar por dormir todos os dias em Reykjavik e fazer bate-e-voltas diários com um tour ou carro. Na primeira opção você perde a liberdade em parar em qualquer ponto que quiser e na segunda seria muito cansativo pelas grandes distancias. Poder dirigir parar onde quiser e acampar com um pouco mais de conforto continua sendo a melhor opção.

As geleiras são afastadas de Reykjavik

Alugar um carro normal e acampar com barraca é uma opção? Sim, inclusive o aluguel de um carro de passeio normal é bem mais barato. Porém lembre-se que se você não tem experiência em acampar (como nós), montar barraca pode ser algo bem complicado. Ainda mais com os fortes ventos e chuvas constantes da Islândia, poder dormir dentro do carro pode te dar muito mais conforto.

A cada dezena de quilômetros o tempo pode variar bruscamente

Todos os campings por lá oferecem banheiros e chuveiros, porém a limpeza pode não estar em dia e a água quente pode acabar, então tente sempre tomar banho o mais cedo possível, antes da maior parte das pessoas chegarem. Outra opção seria alugar um motorhome, que te dá maior privacidade ao não ter que dividir banheiro com outras pessoas.

Paisagem lunar na Islândia

Existem inúmeras empresas que alugam esse tipo de veículo, a mais famosa é a Happy Campers que foi a nossa escolha. Reserve com antecedência (uns 3 meses), os carros são muito procurados e se esgotam. Escolha o carro que acomoda o número de pessoas adequado para você. Vale lembrar que carros mais novos podem ser mais caros.

Campervan

Nossa Campervan era um Nissan NV200 para duas pessoas. Na frente o banco do motorista e para um passageiro, atrás um sofá que vira cama. A cama não é muito grande deve ter mais ou menos o tamanho de uma cama de viúva, o que para duas pessoas não é muito espaço. Mas como já mencionamos, é bem melhor do que dormir em uma barraca. Cobertores e travesseiros são fornecidos pela locadora.

É possível cozinha coisas simples

Atrás também tem um pequeno armário com utensílios de cozinha, um pequeno fogareiro a gás e uma pequena piá. Está incluso também um cooler para colocar coisas frias. O veículo tem aquecedor próprio que funciona a noite toda sem ter que deixar o motor ligado, mas se você for no inverno é necessário alugar um saco de dormir. Mesas e cadeiras externas podem ser locadas. Algo importante para ser alugado é um inversor, utensilio que serve para converter a energia do acendedor de cigarros em tomada para você poder carregar celular, câmeras e outros eletrônicos.

No verão não espere ficar mais escuro que isso durante a noite

Algumas locadoras oferecem wifi dentro do carro, na verdade é um adaptador 3G que permite outros aparelhos se conectarem. Nós não utilizamos o dispositivo pois já tínhamos chip da Europa instalado no celular. Por mais que não seja obrigatório, é valido solicitar um aparelho de GPS para não ficar dependente do sinal de celular.

Por dentro da Campervan

O fato de estar em uma campervan não te obriga a fazer tudo nela, nós usamos a cozinha mais para tomar café da manhã, outras refeições acabávamos fazendo em restaurantes pelo caminho. No último dia dormimos em um hotel em Reykjavik e acabamos ficando com o mesmo carro já que não compensava alugar outro por um dia apenas.

Tente não se distrair (muito) com as cachoeiras, elas são inúmeras

Campervan com certeza é uma das melhores opções para viajar pela Islândia, ainda mais se você quiser ir até o extremo leste ou norte da ilha. Nossa experiência foi boa, não vamos dizer ótima porque não somos os maiores fãs de acampamento. Uma próxima vez nós consideraremos alugar um motorhome para não ficar dependente de banheiros de campings.

O limite de velocidade na maior parte da Ring Road (principal estrada) é de 90km/h

Extras:

– Logo que pegar a sua campervan vá ao supermercado mais próximos e compre o que tiver planejado cozinhar. Supermercados no interior do país podem ser mais difíceis de achar, além de mais caros.

– Se você quiser entrar em estradas periféricas tome cuidado. Muitas delas exigem um veículo 4×4. Se for seu desejo alugue um 4×4, mas vale lembrar que poucas campervans tem esse recurso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.