Baku – Azerbaijão

BBaku é a capital do Azerbaijão, talvez você nunca tenha ouvido falar nem do país e quem dirá da sua capital. Então vamos lá, o Azerbaijão é um país que fica na região do Cáucaso, na transição da Eurásia. Faz fronteira com a Armênia, Geórgia, Rússia e a Turquia, além de estar a beira do Mar Cáspio.

É no litoral do mar Cáspio que fica Baku e além de ser o  maior porto desse mar a cidade é maior e uma das mais importantes da região. Apesar de uma significante modernização já estar acontecendo há mais de uma década, a cidade ficou conhecida mundialmente após entrar para o calendário de Fórmula 1 em 2016. O nome Baku vem do persa e significa “cidade fustigada pelo vento”. 

Famosa Curva 8 do GP de Baku

O Azerbaijão é um país essencialmente petrolífero, e Baku foi o principal centro petrolífero da URSS. Apesar de ser um país com maioria muçulmana, o estado é laico segundo sua constituição, diferenciando muito de outros países que compartilham do mesmo sufixo nessa região do mundo. Para viajar ao Azerbaijão é necessário solicitar um visto online que fica pronto em 3 dias.

Orla de Baku – Mar Cáspio

Quando for para Baku reserve 3 dias, sendo pelo menos um para conhecer a cidade e outro para fazer os passeios da região (Gobustan, Mud Vulcanos, Burning Montain e Templo do fogo) que são totalmente superestimados e falaremos em um post futuro.

Bandeira do Azerbaijão

Vamos destacar as principais atrações da cidade e que podem ser visitadas em um dia ou um dia e meio, comece pela cidade antiga e depois parta para o resto.

Cidade Murada

Cidade fortificada

Tudo o que fica para dentro das muralhas fazem parte da cidade antiga de Baku ou cidade fortificada, que foi o primeiro sítio do país a ser declarado Patrimônio da UNESCO. 

Maiden Tower

Maiden Tower

Essa torre símbolo da cidade antiga de Baku data do século XII e conta com uma variada gama de lendas e histórias, basicamente ninguém sabe pra o que realmente a torre era usada. É chamada de Virgin Tower o que leva a especulações sobre tráfico de mulheres em tempos antigos ou que tenha ganhado esse nome por ser impenetrável com suas paredes de 5 metros de largura. Do alto de 30 metros você pode ter uma bela vista da cidade que sinceramente é o único ponto positivo da visita, se tiver pouco tempo considere apenas uma visita externa.

Shivanshas’s Palace

Shirvanshah’s Palace 

É um palácio medieval construído no século XV e hoje faz parte do patrimônio da UNESCO junto com a Maiden Tower. Basicamente há o edifício principal, uma mesquita e um cemitério no complexo. Talvez sua história rica fosse melhor vista com mais placas ou panfletos. Confessamos que fica difícil a visita sozinho, um guia para a cidade antiga pode ser uma opção.

Museu dos Livros em Miniatura

Esse museus conta com mais de 6500 exemplares de livros em miniatura de 64 países. Foi inaugurado em 2002 e seu menor exemplar é um livro de 2×2 mm. Fique atento que esse museu não abre nas segundas e a entrada é gratuita.

Crystal Hall – Baku Eye – Boulevard

Boulevard

Esse é o calçadão que margeia o mar Cáspio por 25 km, e é o ponto de laser dos nativos. Curta um belo passeio sem pressa por aqui e as atrações são inúmeras, como o museu do Tapete, o Baku Eye, a Mini Veneza. A bela vista das Flames Towers ao fundo não pode ser esquecida. Nas extremidade sudoeste do Calçadão estão o Crystal Hall (um centro de eventos multiuso) e a Flag Square, onde ficava o mais alto mastro para bandeira do mundo. Esse recorde foi quebrado pelo Uzbequistão e agora o governo do Azerbaijão está construindo um novo mastro para retomar o título, fato pelo qual não conseguimos ver a bandeira em 2018.

Carpete Museum

Museu do Tapete

O Carpet Museum tem mais de 10.000 peças no acervo com várias técnicas de tecelagem e mostra a importância desse item na história do país, lembrando que a região esteve sob o domínio persa por muito tempo. O prédio que abriga o museu já é uma atração, já que foi desenhado em forma de tapete enrolado. Este museu é uma experiência muita bacana, e diferente do que você vai ver em todo o mundo. Não esqueça que ele não abre nas segundas-feiras.

Flame Towers

Poderíamos dizer que esses três edifícios em forma de chama são o símbolo de Baku e do Azerbaijão, a terra do fogo. O mais alto deles tem 182 metros e consistem em um hotel, apartamentos e escritórios. Não é possível subir nas torres a não ser que você esteja hospedado no Hotel Fairmont.

The Flame Towers

Fountain Square e Nazami Street

Baku é uma cidade cheia de fontes, a Fountain Square é uma praça que fica bem no coração da cidade e possui várias delas. Junto a ela fica a Nazami Street que na verdade é um calçadão. Essa região é muito movimentada, pois é onde ficam muitas lojas e restaurantes.

Fountain Square

Heydar Alieyv Cultural Center

Para começar Heydar Alieyv foi presidente do Azerbaijão e é muito lembrado por ser um dos precursores da modernização do país. Ele foi tão importante que o edifício do centro cultural, que tem seu nome, foi inspirado no formato de sua assinatura. O complexo fica um pouco afastado do centro, talvez fique difícil encaixar em um dia apenas de roteiro. Nós levamos um pouquinho de azar e quando fomos visitar o centro cultural eles estava completamente isolado, sem permissão para acesso mesmo aos gramados.

Jogar Xadrez é um hábito comum

O Azerbaijão está longe de ser um pais preparado para o turismo, mas é um pais com um povo amigável e que você não se sentirá desconfortável. A abertura e respeito do país, com maioria muçulmana, para outras culturas deve servir como exemplo para todo mundo. A modernização está ocorrendo, porém desafios como o contraste entre a riqueza do centro de Baku e as más condições do resto do país ainda devem ser vencidos.

Maiden Tower

Extras:

  • As Flame Towers possui imensos painéis de LED que ficam iluminados formando interessantes desenhos durante a noite.
  • Está em construção próximo da orla de Baku um prédio bem interessante chamado Crescent Moon, literalmente são dois edifícios que se juntam na parte superior para formar o desenho de uma lua crescente. A obra está em atraso e deve ser concluída no final de 2020.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.