Mercado Flutuante e Mercado do Trem -Tailândia

Dos passeios mais icônicos da região de Bangkok estão os dos pitorescos Mercados. Os mais conhecidos são o Mercado Flutuante e o Mercado do Trem.

Mercado flutuante em Amphawa

Dentre os mercados flutuantes em Bangkok temos algumas opções.

Damnoen Saduak Floating Market

Esse é o mais conhecido, se você for em uma agência de viagens em Bangkok e pedir por um tour em um Mercado Flutuante provavelmente vão te encaminhar para esse. Dada essa informação, você já pode esperar uma enxurrada de turistas se esmagando para tirar uma selfie entre os barquinhos, somando isso com a distância de duas horas da capital tailandesa, você terá que sair muito cedo para aproveitar um pouco melhor. Apesar de ser o mais famoso, esse é o mercado com a menor chance de você gostar, o ponto alto é fazer poder fazer o passeio inteiro dentro do barquinho mas não se assuste com o congestionamento de barcos. O problema é o fato de muitas vezes você ser “coagido” a comprar algumas coisas pois muitas vezes não é você que vai decidir o tempo que fica parado em cada vendedor. Vale lembrar que esse mercado funciona todos os dias, então talvez somente ele se encaixe no seu itinerário de viagem.

Amphawa Floating Market

Essa foi a nossa escolha, confessamos que foi uma escolha totalmente pela vontade de conhecer tudo, pois indo para Amphawa nós conseguiríamos combinar com o Mercado do Trem Maeklong no mesmo dia (era um domingo). Está localizado a 50 km de Bangkok, levando pouco mais de uma hora para chegar. É considerado por muitos tailandeses o melhor mercado flutuante, mais pela diversidade dos produtos que pela estrutura. Nele você encontra muita comida tailandesa feita na hora dentro dos barcos ou em barracas em palafitas, assim como opções de frutos do mar e não apenas frutas e verduras como no Damnoen Saduak. Por essa diversidade o mercado também é bem cheio, mas a maioria das pessoas são os próprios locais. Você pode dar uma volta no rio e conhecer alguns templos por 50 Baths. Fique atento, pois o Amphawa só funciona nos finais de semana.

Higiene pode não ser o forte dos mercados

Khlong Lat Mayom Floating Market

É mais novo que os demais, por isso bem menos cheio. Muito frequentado por tailandeses, então se você gosta de uma experiência mais tradicional e se camuflar no meio dos nativos, essa é a melhor escolha. O passeio de barco dura uma hora e meia e muitas vezes você vê os tailandeses passeando com seus barcos próprios por ali e realmente “fazendo as compras na feira”. Se você procura variedade, esse é o ponto mais fraco do Khlong Lat Mayom, porque ele tem menos barraquinhas que os dois já citados.

Taling Chang Floating Market

O Taling Chang fica lotado bem rápido, pois é o mercado mais próximo do centro de Bangkok. Apesar de encher, o número de pessoas é bem menor do que o do Damnoen Saduak. O mercado flutuante tem poucos canais, mas se você estiver com pressa pode ser uma boa pedida, ou até mesmo única opção, visitar esse mercado.

Mercado do Trem

Maeklong Railway Market

Outro Mercado diferente que você encontra na Tailândia é o Mercado sobre trilhos de trem. O Maeklong Market fica aos arredores da estação de trem Maeklong, e se estende por algumas ruas próximas ao trilho do trem. Obviamente que os pontos mais concorridos ficam sobre os trilhos. As barracas de lona estão tão próximas dos trilhos que chegam a fazer um túnel com suas coberturas. Quando o trem aparece quase que como uma coreografia esses toldos de lona são desmontados e a mercadoria próxima aos trilhos é afastada até a passagem do trem, mercadorias menores até ficam bem próximas dos trilhos pois o trem é alto e não atropela o que fica aos seus pés. Rapidamente, 30 segundos após o trem passar, tudo já está remontado. Fique tranquilo pois o trem passa bem devagar então a chance de você sofrer um acidente é bem pequena. Em menos de meia hora é possível conhecer o mercado.

Lá vem ele

Nós escolhemos fazer um tour pelo Amphawa Floating Market e Maeklong Railway Market por ser o que melhor se encaixava no nosso itinerário e também por ser em um fim de semana. Considere o dia da semana um fator importante para fazer sua escolha. Como os mercados ficam fora de Bangkok, se quiser fazer dois no mesmo dia o melhor é pegar um tour “guiado”. O sotaque do seu guia vai fazer você perder muitas informações até seu ouvido acostumar. Como um bônus no nosso tour, ganhamos um passeio de barco a noite para ver vaga-lumes na região de Amphawa. Para quem mora no Brasil esse passeio é muito dispensável, para pessoas que nunca viram vaga-lumes ou crianças pode ser que seja bacana.

O número de turistas também impressiona

Quando fomos para Tailândia esperávamos ver coisas bem atípicas como esses mercados, mas sinceramente foi decepcionante, principalmente o mercado flutuante. Hoje os mercados viraram atração montada para turistas e não um mercado para locais. Outro ponto importante é a higiene, mercados no geral não são reconhecidos por padrão de limpeza, mas na Tailândia ultrapassa os limites da falta de higiene. Você pode ver facilmente pessoas pegando água do rio para lavar as mãos ou para preparar uma comida. No mercado do trem também não é legal sua refeição ficar no chão. Mesmo que você esteja preparado para comer insetos, pode ser que você não esteja preparado (assim como nós não estávamos) para comer comida feita no meio da sujeira.

Maeklong Railway Market

Extras:

  • O trem de Maeklong passa 4 vezes ao dia (8:30/11:10/14:30/17:40), mas no último horário quase já não existe mais a feira.
Ele vem bem lento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.