A cidade de Québec é a capital da província canadense que tem o mesmo nome, e é a segunda maior cidade dessa região colonizada pelos franceses (a primeira é Montreal). Québec quer dizer “passagem estreita”, isso porque lá o Rio São Lourenço se estreita chegando a uma largura de apenas 800 metros. Os muros que fortificam a Cidade foram os únicos que restaram na américa do norte e foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Mesmo se você já ouviu falar de Québec, provavelmente não deve saber que lá é realizado o maior carnaval de inverno do mundo. Já é uma tradição dos québécoises há mais de 60 anos e por duas semanas, entre o final de janeiro e metade de fevereiro, a cidade se enche de atrações. Fique atento pois nem sempre a data coincide com a data oficial do carnaval.

Em diferentes pontos no centro da cidade você pode patinar no gelo, descer de trenó no gelo, além de competições de hóquei e outras envolvendo neve (algumas delas gratuitas). O Bonhomme, boneco de neve mascote da festa está em todo lugar e um dos pontos altos das atividade é entrar em seu Palácio de Gelo. No meio de todas as atrações procure a competição internacional de esculturas de neve e quando cansar tente a experiência de provar diferentes iguarias feitas com xarope de maple, esse banquete é conhecido no Canadá como “Sugar Shack”.

O maior símbolo da cidade é o Château Frontenac, essa construção com mais de 120 anos já foi a sede do governo e agora é um imenso hotel com 650 quartos. Reconhecido como o melhor da cidade e um dos melhores do país, reservas devem ser realizadas com meses de antecedência e fique sabendo que você não vai conseguir uma diária com um preço menor do que 1000 reais. Bem ao lado do Hotel fica a atração mais legal durante o inverno, a descida de trenó. Você aluga o trenó no pequeno posto de informações e sobe ladeira acima, aguarde sua vez e deslize no gelo observando a belíssima imagem do Cháteau Frontenac.

Durante a noite acontecem os desfiles, que tem até carros alegóricos. Obviamente que é bem diferente de um desfile de carnaval brasileiro, mas pode ser muito divertido principalmente para crianças. Se pra você o frio não é um problema participe do mergulho coletivo na neve com trajes de banho. Por mais bizarro que possa parecer é uma das atividades mais esperadas pelos “foliões” e provavelmente a mais divertida.
Colocamos agora alguns dos principais pontos turísticos de Québec City. Citamos em ordem de importância, para você poder organizar dependendo do seu tempo disponível:

Cidade Velha
Aqui é onde fica o miolo turístico, essa região é dividida em cidade alta (no alto onde está o Chatêau Frontenac) e cidade baixa (às margems do rio São Lourenço). Ande pelas ruelas de paralelepípedo e você pode se confundir facilmente com uma pequena cidade da europa.
Citadelle de Québec

É a maior fortaleza britânica construída na América do Norte. Sua muralha cobre grande parte da cidade velha e foi construída para proteger Québec City dos ataques dos franceses.

Chatêau Frontenac
Como já mencionado acima é um Hotel e símbolo da cidade. Você pode visitar o piso inferior mesmo que não esteja hospedado no hotel. A vista do castelo é realmente um cartão postal.

Terrasse Dufferin
Ao lado Chatêau Frontenac, foi construído em 1859 e de lá você tem vistas incríveis do Rio São Lourenço.
Quartier Petit Champlain
A parte mais movimentada da capital do Québec. É um calçadão onde você encontra diversos bares e restaurantes.

Musée de La Civilisation
Conta a história da colonização francesa da cidade além do desenvolvimento da cultura no Canadá e em diferentes países. Considerado por muitos um dos melhores museus do Canadá.
Notre-Dame-des-Victoires
Essa pequena Igreja construída em 1688, foi nomeada após a vitória francesa sobre os ingleses em 1670 e a derrota do Almirante Walker 21 anos depois.
Musée National de Beuax-Arts du Québec
Um dos mais respitados museus canadenses, reúne 25 000 obras de artistas canadenses.
Funiculare du Viex Québec
Esse bondinho liga a cidade baixa e a cidade alta, e mostra uma diferente vista das atrações das partes mais baixas. Entre pela Rua Petit Champlain ou no Terraço Dufferin.

Québec City é uma das cidades mais charmosas da América do Norte, e das que tem mais história em todo Canadá. Se você está em dúvida se vai visitar ou não, nossa opinião é vá e não precisa ficar mais que dois dias, um bate-e-volta de Montreal também é bem plausível. Se estiver na época de carnaval melhor ainda, é uma experiência de inverno bem diferente para quem não é acostumado com neve.

Extras:
- Não deixe de provar um Queues de Castor ou Beaver Tail. Esse é um famoso doce que apesar do nome não tem nada a ver com o coitado do roedor a não ser o seu formado. Vale a pena provar um dos seus diferentes recheios.
- Observe o La Fresque des Quebécois na Rua Notre-Dame. Lá foram retratados importantes personagens históricos do Québec em atividades cotidianas.
Vai pro Canadá? Veja nossos outros posts sobre o país:
5 comentários