Québec City – Canadá

A cidade de Québec é a capital da província canadense que tem o mesmo nome, e é a segunda maior cidade dessa região colonizada pelos franceses (a primeira é Montreal). Québec quer dizer “passagem estreita”, isso porque lá o Rio São Lourenço se estreita chegando a uma largura de apenas 800 metros. Os muros que fortificam a Cidade foram os únicos que restaram na américa do norte e foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Terrase Dufferin

Mesmo se você já ouviu falar de Québec, provavelmente não deve saber que lá é realizado o maior carnaval de inverno do mundo. Já é uma tradição dos québécoises há mais de 60 anos e por duas semanas, entre o final de janeiro e metade de fevereiro, a cidade se enche de atrações. Fique atento pois nem sempre a data coincide com a data oficial do carnaval.

Bonhomme

Em diferentes pontos no centro da cidade você pode patinar no gelo, descer de trenó no gelo,  além de competições de hóquei e outras envolvendo neve (algumas delas gratuitas). O Bonhomme, boneco de neve mascote da festa está em todo lugar e um dos pontos altos das atividade é entrar em seu Palácio de Gelo. No meio de todas as atrações procure a competição internacional de esculturas de neve e quando cansar tente a experiência de provar diferentes iguarias feitas com xarope de maple, esse banquete é conhecido no Canadá como “Sugar Shack”.

Rink de patinação

O maior símbolo da cidade é o Château Frontenac, essa construção com mais de 120 anos já foi a sede do governo e agora é um imenso hotel com 650 quartos. Reconhecido como o melhor da cidade e um dos melhores do país, reservas devem ser realizadas com meses de antecedência e fique sabendo que você não vai conseguir uma diária com um preço menor do que 1000 reais. Bem ao lado do Hotel fica a atração mais legal durante o inverno, a descida de trenó. Você aluga o trenó no pequeno posto de informações e sobe ladeira acima, aguarde sua vez e deslize no gelo observando a belíssima imagem do Cháteau Frontenac.

Palácio de Gelo

Durante a noite acontecem os desfiles, que tem até carros alegóricos. Obviamente que é bem diferente de um desfile de carnaval brasileiro, mas pode ser muito divertido principalmente para crianças.  Se pra você o frio não é um problema participe do mergulho coletivo na neve com trajes de banho. Por mais bizarro que possa parecer é uma das atividades mais esperadas pelos “foliões” e provavelmente a mais divertida.

Descida de trenó com uma vista espetacular

Colocamos agora alguns dos principais pontos turísticos de Québec City. Citamos em ordem de importância, para você poder organizar dependendo do seu tempo disponível:

Québec City

Cidade Velha

Aqui é onde fica o miolo turístico, essa região é dividida em cidade alta (no alto onde está o Chatêau Frontenac) e cidade baixa (às margems do rio São Lourenço). Ande pelas ruelas de paralelepípedo e você pode se confundir facilmente com uma pequena cidade da europa.

Citadelle de Québec

Muro da Cidadela

É a maior fortaleza britânica construída na América do Norte. Sua muralha cobre grande parte da cidade velha e foi construída para proteger Québec City dos ataques dos franceses.

Bela vista do Rio São Lourenço no alto da descida de trenó

Chatêau Frontenac

Como já mencionado acima é um Hotel e símbolo da cidade. Você pode visitar o piso inferior mesmo que não esteja hospedado no hotel.  A vista do castelo é realmente um cartão postal.

Château Frontenac

Terrasse Dufferin

Ao lado Chatêau Frontenac, foi construído em 1859 e de lá você tem vistas incríveis do Rio São Lourenço.

Quartier Petit Champlain

A parte mais movimentada da capital do Québec. É um calçadão onde você encontra diversos bares e restaurantes.

Petit Champlain

Musée de La Civilisation

Conta a história da colonização francesa da cidade além do desenvolvimento da cultura no Canadá e em diferentes países. Considerado por muitos um dos melhores museus do Canadá.

Notre-Dame-des-Victoires

Essa pequena Igreja construída em 1688, foi nomeada após a vitória francesa sobre os ingleses em 1670 e a derrota do Almirante Walker 21 anos depois.

Musée National de Beuax-Arts du Québec

Um dos mais respitados museus canadenses, reúne 25 000 obras de artistas canadenses.

Funiculare du Viex Québec

Esse bondinho liga a cidade baixa e a cidade alta, e mostra uma diferente vista das atrações das partes mais baixas. Entre pela Rua Petit Champlain ou no Terraço Dufferin.

Québec City

Québec City é uma das cidades mais charmosas da América do Norte, e das que tem mais história em todo Canadá. Se você está em dúvida se vai visitar ou não, nossa opinião é vá e não precisa ficar mais que dois dias, um bate-e-volta de Montreal também é bem plausível. Se estiver na época de carnaval melhor ainda, é uma experiência de inverno bem diferente para quem não é acostumado com neve.

Pinturas de Québec City

Extras:

  • Não deixe de provar um Queues de Castor ou Beaver Tail. Esse é um famoso doce que apesar do nome não tem nada a ver com o coitado do roedor a não ser o seu formado. Vale a pena provar um dos seus diferentes recheios.
  • Observe o La Fresque des Quebécois na Rua Notre-Dame. Lá foram retratados importantes personagens históricos do Québec em atividades cotidianas. 

Vai pro Canadá? Veja nossos outros posts sobre o país:

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.