Burj Khalifa – Dubai (Emirados Árabes)

Burj Khalifa é o prédio mais alto já construído, com 828 metros de altura e 160 andares. Esse Arranha-céu fica em Dubai nos Emirados Árabes Unidos, levou 5 anos e meio desde o início das obras até sua inauguração em janeiro de 2010. Originalmente seu nome era Burj Dubai (Burj traduzida do árabe significa torre), mas foi rebatizada para Burj Khalifa após Khalifa bin Zayed Al Nahyan (xeque de Abu Dhabi) fazer um empréstimo de 10 bilhões de dólares ao Emirado de Dubai.

Outros prédios parecem uma maquete

O prédio pode ser visto a 95 quilômetros de distância, sendo considerado uma das obras mais impressionantes já realizadas pelo homem. Está dividido em um complexo residencial e outro comercial, além do luxuoso Hotel Armani. Nós reles mortais podemos visitar os observatórios que ficam no andar 124 (At the Top) e 148 (At the Top Sky). Para uma experiência um pouco mais exclusiva você pode visitar o restaurante mais alto do mundo, que fica no 122º andar, o At.mosphere. Mas para isso reserve com antecedência e prepare seus 300 AED de consumação mínima por pessoa.

Os ingressos devem ser comprados antecipadamente pelo site oficial. A venda inicia com 3 meses de antecedência, tente se adiantar principalmente se você quer ir até o At the Top SKY, pois são vendidos um menor número. O melhor horário para a visita é no final da tarde para ver o pôr-do-sol, obviamente esse também é o horário mais cheio.  O preço está na faixa de 140 AED para subir até o 124º andar e 370 AED para ir até o 148º.

Burj Khalifa – Tão grande que fica difícil enquadrar na foto

A entrada para o observatório fica no Dubai Mall, shopping center mais famoso da cidade que fica ao lado da Burj Khalifa. O acesso fica no nível inferior do shopping, chegue com meia hora de antecedência pois achar a entrada não é tão simples assim. Porém ir até o Dubai Mall é bem fácil, já que o complexo fica no centro da cidade com sua própria estação de metro. A fila para quem compra na hora é bem grande e na maioria dos dias só existem ingressos para dias posteriores.

A fonte lá embaixo

Nós optamos pelo At the Top SKY, e vamos adiantar que não nos arrependemos. Vale levar em conta que era nossa lua-de-mel e não estávamos tão preocupados em economizar. Já na entrada quem vai subir até o SKY aguarda em um Lounge onde é servido chá. Depois de uma breve explicação da construção do edifício, subimos no elevador mais rápido do mundo que atinge até 10 metros por segundo. 

At The Top SKY

Chegando lá encima, fomos recebidos com sucos e vários salgados e doces à vontade. Depois de servido, escolha o melhor lugar para sentar dentre os diferentes sofás e poltronas e aprecie a vista da Cidade de Dubai, do Golfo Pérsico e do Deserto. 

O observatório no 124º andar é bem cheio

Depois de cansar da vista lá de cima você pode descer até o observatório “normal” nos andares 124 e 125. Provavelmente você vai ter ficado mal acostumado e vai estranhar a quantidade de gente no At the Top. É uma enxurrada de turistas se espremendo para tirar uma foto sem ter algum estranho junto. Como já tínhamos aproveitado bem o tempo no observatório superior ficamos brevemente nestes dois andares e descemos.

Pôr do sol em Dubai

Escolha um horário mais pro final da tarde mesmo que não fique lá encima para o por do sol, pois quando descer vai poder curtir o show na fonte das águas dançantes, ao estilo Bellagio em Las Vegas.

Fontes de Dubai

Para quem passa por Dubai não tem como não conhecer o prédio mais alto do mundo, considere a visita mesmo se você for fazer somente escala no aeroporto de Dubai. A trajeto de metro do aeroporto até o Dubai Mall leva uma hora. Se possível tente ir ate o observatório SKY, que pode ser bem melhor aproveitado que o observatório comum.

Existem mais 12 andares acima do observatório SKY

Alguns recordes da Burj Khalifa:

  • Estrutura mais alta livre de cabos: 589,5 metros (anterior CN Tower – 553.3 m)
  • Edifício com mais andares: 160 (anterior Sears Tower/World Trade Center – 110 andares)
  • Concreto vertical (para o edifício): 601,0 m (anterior Taipei 101 – 449.2 m)
  • Concreto vertical (para qualquer construção): 601,0 m (anterior Riva del Garda Hydroelectric Power Plant – 532 m 
  • Mais alto Elevador: 504 metros 
  • Elevadores mais rápidos do mundo que atingem 64 km/h
  • A mesquita mais perto do céu 158º andar
  • A piscina mais distante do chão : 76º andar
  • O mais alto deque de observaçãoo externo, no 124º andar
  • O maior salto de Base Jumping, 828 metros
  • Restaurante mais elevado do chão no mundo, no 122º andar – 441 metros
  • Mais alto apartamento residencial do mundo 101º andar – 385 metros
A visibilidade pode ser pior que o esperado em alguns dias

Extras: 

  • Recentemente foi inaugurado o The Lounge Burj Khalifa, com preços a partir de 550 AED você pode desfrutar de alguns drinks no topo do mundo. Os andares do Lounge são 3 e começam no 152º.
  • Não se iluda pois muitos dias em Dubai, apesar do sol, a visibilidade pode não ser das melhores.
Burj Khalifa ao anoitecer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.