Red Square – Moscou (Rússia)

A Red Square é uma praça que fica no coração de Moscou, capital da Rússia. Em russo seu nome é Krasnaya, que pode significar tanto “vermelho” quanto “linda”. Os pontos turísticos mais conhecidos de Moscou estão por ali: Catedral de São Basílio, Kremlin, Museu Histórico Nacional, GUM (shopping center), Mausoléu de Lênin e a Catedral de Kazan. Vamos comentar um pouco sobre cada um deles:

Red Square

Catedral de São Basílio

Essa catedral que é um dos símbolos de Moscou foi construída por ordem de Ivan, o Terrível, para comemorar sua vitória na batalha de Kazan. Foi concluída em 1561 após 4 anos de obras. Essa igreja Ortodoxo Cristã é inconfundível por seus domos multicoloridos e diz a lenda que Ivan mandou cegar o arquiteto Posnik Yakolev para que ele jamais fizesse algo tão belo novamente. Na época mais fria do Outono e Inverno a catedral abre das 11h às 17h e no calor da primavera e verão abre das 10h às 19h. Como a maioria das atrações, no decorrer do dia a fila para compra de ingressos, que são vendidos aos pés da catedral, vai aumentando. A entrada custa 250 Rublos para adultos e 50 Rublos para crianças e no último domingo de cada mês é gratuita.  Muitos a consideram a igreja mais bonita do mundo, nós diríamos que “a mais bonita” talvez não, mas pode ficar entra as top 5.

Catedral de São Basílio

Kremlin

O Kremlin é uma fortaleza onde se encontra a sede do governo Russo. Dentro dos seus muros vermelhos estão inúmeras igrejas, jardins, palácios e tesouros. Para entrar aqui o caminho mais garantido é pelo site oficial, troque seu voucher pelo ingresso nas bilheterias localizadas nos Jardins de Alexandre. Quando for trocar temos certeza que se sentirá aliviado de ter comprado o ingresso antecipado pois a fila é imensa e muitas vezes os ingressos pro mesmo dia estão esgotados. Existem 3 categorias básicas de ingressos com diferentes preços: 250 rublos para visitar o campanário de Ivan, 500 rublos para visitar as Catedrais e 700 rublos para visitar o Palácio do Arsenal. Começando pelo lado de fora, você pode assistir a troca da guarda as 8h e as 20 horas, ou de hora em hora no Monumento do Soldado Desconhecido. Esse monumento está nos Jardins de Alexandre que ficam a frente da muralha Oeste. 

Praça das Catedrais

Depois de estar com os ingressos na mão vá até a entrada da Torre da Trindade, tenha paciência pois a inspeção de segurança gera uma grande fila e os guardas russos não costumam ser exemplo de simpatia.  Siga até a Praça das Catedrais, maior atração dentro do Kremlin, se tiver comprado o ingresso entre nas Catedrais da Anunciação, da Dormição, do Arcanjo São Miguel, da Deposição das Vestes, dos Doze Apóstolos, Campanário de Ivan e escolha a sua preferida. Se você tiver com o tempo apertado conhecer as catedrais está de bom tamanho, se dispõem de mais tempo conheça também o Arsenal do Estado, onde estão os tesouros dos Czares russos desde o império Russo. Se quiser conhecer as torres dos Sinos de Ivan o ingresso é vendido separado apenas na bilheteria, assim como o Diamond Fund se o seu desejo é ver as jóias da coroa e os famosos Ovos Fabergé.

Túmulo do Soldado Desconhecido

GUM

Em frente ao Kremlin e do outro lado da Praça Vermelha fica o GUM. O nome GUM foi herdado de quando este era uma Loja de Departamento Estatal na época da União Soviética. Com o fim desta, ele foi privatizado e se transformou num dos shoppings centers mais conhecidos do mundo e dos mais caros também. 

GUM

Museu Histórico Nacional  (State Historical Museum)

Do lado oposto à Catedral de São Basílio está o Museu. O seu acervo é tem milhões de peças com inúmeras obras adquiridas na dinastia Romanov. Fica aberto das 10h as 19h, mas é sempre bom checar na época da sua visita pois os horários costumam mudar.  

Museu Histórico Nacional

Mausoléu de Lênin

Na Red Square, próximo a Senate Tower e de frente ao GUM, está o Mausoléu de Lênin. A visita pode ser feita das 10h as 13h nas terças, quartas, quintas e sábados apenas. A única “atração do local é o corpo embalsamado de Lênin. Não é permitido uso de câmeras dentro do local.

Catedral de Kazan

Catedral de Kazan

A menor atração da Praça é essa pequena igreja ortodoxa ao lado do Museu Histórico. Foi construído em homenagem ao ícone da virgem de Kazan e foi destruído por Stalin em 1936 por opções militares. O atual prédio foi concluído em 1993. Aberto diariamente das 8h as 20h e tem entrada gratuita.

Torre do Salvador – Kremlin

Como você já deve ter visto pelas fotos o local é bem cheio de turistas, temos um viés pois visitamos Moscou no fim de semana da Final da Copa do Mundo de 2018, então a cidade estava até mais cheia que o habitual. Mesmo nessa época com expectativa de um grande número de estrangeiros foi bem difícil falar inglês com os locais, inclusive nos lugares turísticos. Diríamos que quanto mais você conseguir se virar sozinho melhor. Até em restaurantes muitas vezes você tem que apontar para os pratos que quer, restaurantes maiores tem cardápios traduzidos para o inglês, mas dependendo onde você entrar pode ser que fique com um cardápio apenas em alfabeto cirílico.

Catedral de São Basílio

Extras:

  • Ande sempre com um tradutor no seu celular, essa técnica é usada muito por taxistas. Eles falam em russo e o tradutor traduz para o inglês para poder se comunicar com os turistas. Tendo no seu celular você pode fazer o inverso também. Existem alguns aplicativos inclusive que já “leem” palavras em russo no alfabeto cirílico e traduzem. Talvez os dias de falta de comunicação com turistas estão chegando ao fim, mas enquanto esses dias ainda não chegaram, o melhor a fazer é se preparar.
  • Se o seu hotel não for a uma distância “andável” até a praça Vermelha, fique próximo de uma estação de metro, isso vai ajudar muito na sua locomoção, principalmente porque o metro pode ser um pouco mais compreensível mesmo que em russo.
  • Se você for até o GUM e quiser usar o toilet, prepare seu bolso. Eles cobram a bagatela de 200 rublos (uns 25 reais). Dizem que tem banheiros que não precisam ser pagos, mas devem ser bem escondidos pois nós não achamos.
Praça Vermelha

Um comentário

  1. Pingback: Sochi – Rússia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.