Alcatraz – San Francisco (USA)

Alcatraz é a prisão mais famosa do mundo, localiza-se numa ilha a menos de 3km da costa de San Francisco e é uma das melhores atrações turísticas da cidade. Alcatraz também é conhecida como “The Rock” e antes de abrigar famosos criminosos como Al Capone, a ilha foi uma base militar. Apesar de ser considerado impossível fugir de Alcatraz, ocorreram inúmeras tentativas, a mais famosa delas foi retratada em um filme estrelado por Clint Eastwood

Chegando em Alcatraz

A prisão funcionou entre os anos de 1934 a 1963 e acabou fechando pois tinha um alto custo de manutenção, além de ser menos segura do que as prisões mais modernas que estavam sendo construídas. Outro fator que influenciou também foi a relativa pequena distância de uma importante cidade que é San Francisco. 

Golden Gate Bridge ao fundo

Os ingressos devem sem comprados no site da Alcatraz Cruises e com semanas de antecedência, principalmente no verão americano (julho e agosto). Existem  5 opções: Early Bird tour, Day tour, Night tour, Behind the scenes tour e Alcatraz +Angel Island.  Os 3 primeiros duram cerca de 2 horas e meia e os dois últimos 5 horas. O chamado night tour na verdade não acontece a noite, mas o barco de volta sai da ilha no horário do por do sol. Se for fazer o tour de “dia” prefira o Early Bird, é o mesmo que o Day tour com a diferença que sai mais cedo, podendo ajudar muito a evitar a grande lotação que vai acontecendo no decorrer do dia. Como o passeio não tem horário fixo de término as pessoas chegam e ficam por lá quantas horas quiserem até o último barco sair no fim da tarde. No dia do seu tour chegue com uns 30 minutos de antecedência e troque seu voucher (recebido por e-mail) pelo ingresso na bilheteria.

Corredores com as celas

Os barcos partem do píer 33, perto do Fishermans Warf, e já no trajeto não perca a vista da Golden Gate Bridge, que é uma das pontes mais famosas do mundo. Desembargando na ilha você vê no topo o prédio em que ficavam os detentos, e no caminho até ele você passa pela casa dos oficiais, a casa de eletricidade e o morgue. Chegando na Casa das celas pegue o audio guide,mesmo se você não for o maior fã desse tipo de guia. Ele está incluso no ingresso e é o um dos melhores pontos do passeio. O audio guidefoi montado de forma interativa em que os prisioneiros vão te “contando” como era a difícil a vida por alí, e está disponível inclusive em português.

Fuga com apenas uma colher

Andando por lá você passa pelas pequenas e úmidas celas, inclusive nas mais famosas delas, as que abrigavam os 3 únicos prisioneiros que possivelmente fugiram de lá. Um dos pontos altos do audio guide é a  “batalha de Alcatraz”, quando alguns presidiários de rebelaram e conseguiram se apoderar de algumas armas, necessitando de uma intervenção do exército americano.

Solitária

Além do setor com as celas você tem acesso à cozinha, torres de comando, pátio do banho de sol e pode entrar em algumas da macabras solitárias. A impressão é que você está andando em um cenário de filme ouvindo as histórias mais famosas do presídio, até que você se dá conta que na verdade aquelas histórias são reais e se passaram naqueles lugares que você está vendo.

Pátio do banho de sol

Se você não se animou para conhecer o presídio, considere outro ponto incrível do passeio, a vista de San Francisco Bay e da segunda ponte mais famosa da região a Bay Bridge. Desse lado da ilha observe também o primeiro farol que entrou em operação na costa do pacifico, com o intuito de proteger o estado da Califórnia de ataques de piratas.

Farol

Não é a toa que o tourde Alcatraz é famoso há tantos anos, é realmente obrigatório para quem viaja para San Francisco pela primeira vez. Tudo o que você leu de bom sobre esse passeio é verdade. Programe-se mesmo com o tempo apertado e não deixe de conferir.

San Francisco Bay

Extras:

  • Não esqueça de levar seu windbreaker e se possível algo para comer pois na ilha não há nenhuma lanchonete.
  • No night tour você tem acesso a uma das áreas mais sombrias de Alcatraz, a enfermaria.
Enfermaria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.