Norway in a Nutshell – Noruega

Sognefjorden

Norway in a Nutshell é o passeio que cruza a Noruega de leste à  oeste, passando pelas belas paisagens do país. Como a tradução já diz, nesse passeio você consegue dar uma passada rápida por tudo o que o país tem de melhor: fiordes,  montanhas, belas ferrovias e pequenos vilarejos.  O tour consiste em uma combinação de passeios de trem, barco e ônibus entre a capital da Noruega Oslo e a cidade de Bergen na costa oeste.  Entre as opções estão: fazer o trecho de ida e volta (saindo de uma dessas duas cidades), fazer só o trecho de ida ou começar o passeio das cidades de Voss ou Flam, que ficam mais ou menos no meio do trajeto. Com todas essas opções fica bem fácil de adaptar o roteiro à sua viagem. 

Pela Janela do trem

Você compra o pacote pelo site oficial. E lá na Noruega troca pelos bilhetes na estação de trem de sua partida. Nós compramos o trecho só de ida de Oslo até Bergen, e foi bem simples trocar os bilhetes na estação central de Oslo. Foi tranquilo também levar as malas (no nosso caso duas de 23kg) por todo o trajeto, sendo de trem, barco ou ônibus, sempre havia espaço reservado para colocar malas maiores. Vamos fazer aqui um resumo trecho a trecho do nosso roteiro.

De Oslo a Myrdal

Oslo a Myrdal – trem

Esse trecho é o mais longo de toda a viagem, durando em torno de 5 horas. No percurso de um dia até Bergen você sairá bem cedo de Oslo. O trem é muito moderno e confortável e como liga Oslo à grande parte do centro do país, é o trajeto com menos turistas. Se você estiver com o sono atrasado, aproveite a primeira hora para descansar, depois disso começam a aparecer na sua janela lindas paisagens, como picos nevados e lagos. Se quiser alguma refeição, no trem existem algumas opções.

Estação de Myrdal

Myrdal a Flam – Flamsbana

Chegando na pequena estação de Myrdal, aguardamos ali um dos pontos altos do passeio que é o famoso trem chamado Flamsbana. Ele faz a rota cênica entre Myrdal e Flam considerada uma das mais bonitas do mundo. Esse trem é realmente turístico feito em madeira, mas com janelas panorâmicas dos dois lados. A paisagem é bonita principalmente pela elevação partindo de 860 metros em Myrdal e chegando ao nível do mar em Flam. O passeio dura em torno de uma hora e muitas partes da ferrovia ficam em desfiladeiros, garantido belos cenários.

The Flam Railway

No meio do trajeto o trem para em uma cachoeira e é solicitado para que todos desçam. Então uma mulher aparece lá no alto cantando uma música típica e dançando bizarramente com seu véu branco. Achamos um tanto quanto desnecessário, até porque enquanto ela canta você se molha com toda “chuva” da cachoeira.

Por favor, agora todos saiam para se molhar

Flam a Gudvangen – barco

Flam é uma minúscula cidade com uma grande concentração de turistas, pois ali, além dos turistas vindos por terra, grandes transatlânticos atracam. Se você gosta de história, existe um museu gratuito que conta como foi a construção da ferrovia. O trecho entre Flam e Gudvagem é feito de barco pelo Sognefjorden (Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO). Na verdade um barco muito bem projetado para a função, com grandes janelas panorâmicas onde de qualquer ponto, mesmo de dentro dele, você com consegue ter uma boa vista dos fiordes. Este trecho venta muito, independente da época do ano, então esteja sempre com um casaco em mãos para poder desfrutar alguns momentos ao ar livre, observando o grande fiorde.

Janela panorâmica do barco

Gudvangen a Voss – ônibus

Gudvangen basicamente serve como um porto para esses barcos turísticos atracarem e os turistas trocarem de meio de transporte até Voss. A opção ali é uma estrada com curvas bem fechadas que você chega a duvidar se o ônibus vai conseguir passar. Os motoristas parecem muito acostumados com a estrada e até param algumas vezes para todos tirarem suas fotos pelas janelas. Se você sofre com enjoos, contando que já veio de um passeio de barco, não esqueça de tomar seus sintomáticos antes pois o trecho dura uma hora.

Curva fechada de Gudvangen a Voss

Voss a Bergen – trem

Em Voss o ônibus te deixa na porta da estação de trem onde sairá o último trecho da viagem. Essa altura do dia o cansaço já bateu e você terá quase uma hora e meia para descansar, sabidamente esse é o trecho menos bonito de todo o roteiro. O passeio termina a noite quando chega na cidade de Bergen.

Bergen

Dúvidas se o Norway in a nutshell vale a pena? Nós afirmaríamos que com certeza vale, ainda mais se você tiver poucos dias para conhecer o interior do país. Contando que muitas vezes mesmo com transporte aéreo perdemos meio dia ou até um dia inteiro em aeroportos, essa é uma excelente opção para ir de Oslo a Bergen (ou vice e versa) sem “perder” o dia. Lembrado que Bergen pode ser a porta de entrada para trilhas pelos fiordes e a capital Oslo é uma das cidades mais desenvolvidas do mundo.

Flamsbana

Extras:

  • Mesmo se estiver com tempo apertado, tente conhecer o mercado de peixe de Bergen e faça uma refeição por lá, aproveite e conheca as casinhas de madeira que são o cartão postal da cidade e ficam bem próximas ao mercado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.