Icefields Parkway – Canadá

Icefields Parkway é uma das estradas mais bonitas do mundo. Ela fica no oeste do Canadá, mais precisamente no estado de Alberta entre os Parques Nacionais de Banff e Jasper. Oficialmente chamada de Highway 93, ganhou o apelido de Icefields Parkway por passar entre várias geleiras no meio das Montanhas Rochosas no Canadá. O inicio da Rodovia é no Lake Louise (há 60km de Banff) e segue por 232 km até a pequena cidade de Jasper.

Icefields Parkway

Existem três possibilidade para você conhecer a estrada:

  • Chegando por Calgary que fica a duas horas de Lake Louise e é a maior cidade de Alberta. Esse é o jeito mais fácil para conhecer a região, com certeza é a cidade grande mais próxima das montanhas canadenses, foi nossa escolha e é nossa recomendação para você que está pensando em se aventurar por lá.
  • Chegando por Vancouver, essa seria o opção mais difícil pois Vancouver está no limite da costa oeste do Canadá e a 8 horas de Lake Louise. Muitos fazem esse trajeto pelo fato de Vancouver ser a cidade grande mais atrativa e mais bonita do oeste canadense. Mas de qualquer forma eu diria que compensa pegar um voo até Calgary.
  • E indo por Edmonton que é a capital do estado de Alberta, mas pouco conhecida fora do Canadá, abriga um dos maiores shoppings do mundo e está a menos de 4 horas de Jasper. Escolhendo essa opção você faz o trajeto “ao contrário” de Jasper para Lake Louise.

Lembrando que alugar um carro é “obrigatório” para conhecer a região.

Montanhas te acompanham o tempo todo

Se você espera encontrar lagos verde esmeralda, fazer trilhas e quem sabe até dar de cara com um urso gigante se programe para ir no verão entre os meses de Junho e Setembro. A estrada nunca fecha, porém no inverno as trilhas ficam bloqueadas impedindo o acesso à alguns lagos, algumas atrações importantes não funcionam (como o Glacier Skywalk e o tour até as geleiras) e os lagos ficam congelados perdendo seu tom esverdeado. Nós fomos no meio do outono e apesar de ter sido uma experiência incrível ficamos limitados em muitos aspectos, pois a neve e o frio vieram antes do esperado. 

O tempo é muito instável nas montanhas

Na maior parte da estrada por estar em Parques Nacionais e entre as montanhas o sinal de celular é uma raridade. Então não dependa só do Google Maps ou Waze e se depender, baixe os mapas para funcionarem off-line. Em regiões mais extremas como esta, um GPS é um bom auxílio e se tiver bateria não te deixará na mão. Outra coisa para ficar atento é com o combustível, só existe um posto nos 230km, que fica na Saskatchewan River Crossing (79km de Lake Louise e 153km de Jasper), então certifique-se que está com o tanque cheio antes de colocar o pé na estrada.

Não se distraia com tanta beleza

Para entrar nos parque você tem que comprar o passe diário que é cobrado por carro e não por passageiro. Vale por todos os Parques Nacionais da região e dura até as 16 horas do dia seguinte. Não esqueça sempre de deixar o ticket exposto no para-brisa do carro. Outra dica importante é levar comida, no inverno quase todas as lanchonetes ou lojas fecham e você fica sem opção do que comer.

A neve pode atrapalhar muito

Como já dissemos começamos o trajeto partindo de Calgary, pegando a Highway 1 conhecida como transcanadense (que corta o Canadá de leste a oeste) dormimos em Banff que fica há 60 km de Lake Louise para iniciar a estrada. A estrada no inverno, fica coberta por uma camada de gelo compacto as vezes difícil de se perceber chamada de “black ice” e faz você perder o controle do carro em um piscar de olhos. A nossa aventura foi com certeza arriscada pois a nevasca antecipada foi tão inesperada que ainda não estava nem na época em que é obrigatório usar pneus para neve em Alberta. Então se você tem dúvidas quanto a dirigir na neve ou não é um motorista experiente, evite o inverno nas montanhas.

Muito Gelo na Pista

Por mais perto que você esteja da Parkway acorde bem cedo e comece com a visita a Lake Louise, que é um lugar fantástico mesmo no inverno. Se seu bolso deixar fique hospedado no hotel à beira do lago. Iniciando a Icefields Parkway ela por si só já vale a visita, mesmo que você não faça nenhuma parada. De qualquer forma vamos deixar aqui uma lista com os principais pontos e o km aproximado (saindo de Lake Louise) para você conhecer:

  • Lake Louise – km 0
  • Herbert Lake – km 3
  • Hector Lake – km 18
  • Bow Lake – km 32
  • Peyto Lake – km 40
  • Waterfowl Lakes – km 55
  • Mistaya Canyon – km 70
  • Columbia Icefield – km 128
  • Glacier Skywalk – km 135
  • Sunwapta Pass – km 111
  • Athabasca Glacier – km 125
  • Sunwapta Falls – km 174
  • Athabasca Falls – km 197
Lake Louise

Se  estiver com pouco tempo não deixe de ir no Lake Louise, no Peyto Lake, Waterfowl Lakes e Columbia Icefield. Se for possível uma passeio completo faça o caminho inverso de Jasper para Banff no dia seguinte, assim você apreciaria as  paisagens que só foram vistas pelo retrovisor.

Não restam dúvidas que visitar as Rochosas Canadenses e mais especificamente a Icefields Parkway vale muito a pena. Nós inclusive pretendemos voltar em breve no verão canadense para aproveitar todas as atrações perdidas.

As paisagens são fantásticas

Extras:

  • Procurando um lugar mais em conta para ficar? A cidade de Canmore é uma opção. Fica a 20km de Banff e lá você encontra opções com preços melhores e qualidade semelhante a Banff. 
  • Tendo um tempo extra na região não perca de conhecer o Moraine Lake. Fica a 30 minutos de Lake Louise mas só é acessível no verão. Se estiver em Jasper, vá até o Pyramid Lake que fica a 10 minutos da cidade.
Pyramid Lake

Vai pro Canadá? Veja nossos outros posts sobre o país:

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.