Desert Safari – Dubai

Desert Safari é um tour muito conhecido em Dubai, famoso por te dar uma real experiência árabe. Passeando no deserto, comendo iguarias típicas e conhecendo um pouco da cultura árabe.  Esqueça tudo o que você leu ou ouviu sobre o Desert Safari, hoje nós vamos te contar toda a verdade sobre ele. 

4×4 no deserto

O passeio pode ser agendado em vários sites na internet, agências de turismo por Dubai ou até mesmo na recepção do seu hotel. Não existem muitas variações sobre qual pegar, a não ser que você escolha algum tour mais luxuoso, provavelmente o passeio será o mesmo oferecido por diferentes agências. Antes de agendar, programe-se e deixe o período da tarde (a partir de umas 16:00) e da noite livre pois geralmente o início é dado duas horas antes do pôr-do-sol, variando um pouco dependendo da época do ano em que você estiver em Dubai. A duração total do tour é de aproximadamente 6 horas, e no final do dia te deixa na porta do seu hotel novamente.

Antes de entrar no Deserto

Em geral são 6 passageiros em uma SUV 4×4 além do motorista. Com todos à bordo, a primeira parada é em uma loja de conveniências, recomendamos que você leve sua própria água e evite preços abusivos entre outras coisas. Após essa breve parada a sua SUV vai para o meio do deserto e espera pelos outros carros em um local marcado. Ali também os motoristas esvaziam os pneus para melhorar a tração no areal do deserto. 

A aventura começa com várias curvas fechadas e um sobe e desce de morros para deixar qualquer um bem enjoado, na verdade se você não é dos mais aventureiros vai até achar pouco seguro e vai ter a sensação de um capotamento iminente em vários momentos. Se você fica enjoado facilmente, é bom tomar algum remédio antes de embarcar. Uma senhora que estava conosco, pediu para parar o carro e acabou vomitando, coitada! Os dois mais pesados do grupo geralmente vão no banco de trás, na verdade é um banco bem desconfortável que não deveria ser usado para esse tipo de aventura. Os carros fazem uma ou duas paradas programadas no deserto, para tirar algumas fotos e curtir um pouco o clima do local. Nós achamos que esse foi o ponto alto desse passeio, na verdade daqui pra frente só piorou. 

Aventura no deserto

Chegando ao acampamento, que é uma figuração de um acampamento dos beduínos, o sol estará se pondo. Você dependerá muito do tempo no dia para ver o pôr-do-sol, apesar da chuva ser uma raridade por lá o sol pode se esconder por trás de uma espécie de névoa de areia. Na entrada ficam alguns camelos, os quais você pode fazer mini passeios ou tirar fotos, mas isso é pago à parte. Os animais infelizmente não parecem ser muito saudáveis, se você se importar com isso, fará como nós e não compartilhará dessa exploração. Existem outras opções de entretenimento como dirigir um quadriciclo pelo deserto, que também é pago a parte.

Caravana em fila

Entrando no acampamento você avistará um palco no centro e mesas ao redor com almofadas no chão para todos sentarem e jantarem. Encostados nos muros do camping tem várias barraquinhas ao estilo festa junina. Nelas você encontra local para tirar foto com roupas típicas, mulheres que fazem tatuagem de hena e vários artesanatos típicos da região. Em momento algum você se sentirá um árabe ou beduíno, pois o ambiente é bem voltado para o turismo de grande quantidade de pessoas, o que deixa a experiência muito artificial.

Depois de algum tempo para conhecer o local e esperar todos os visitantes chegarem, será servido o jantar. A comida típica da região é servida em estilo buffet, tendo a opção também para vegetarianos. Não espere requinte nenhum até porque você vai comer sentado nas almofadas no chão, o sabor infelizmente também achamos que deixou muito a desejar, gostamos muito de experimentar comida de diferentes culturas mas o buffet está bem longe da culinária árabe esperada. Para amenizar um pouco, refrigerantes, café e chá estão inclusos no pacote e você pode beber a vontade. Bebidas alcoólicas são pagas a parte. Se você gosta de narguilé, também é de graça.

Uma das apresentações

Depois de mais ou menos uma hora do jantar, começam apresentações “típicas”, o primeiro é um homem travestido que fica por uns 10-15 minutos rodopiando e fazendo malabarismos. A segunda apresentação é um rapaz que faz malabarismos com fogo ao som de música eletrônica, poderia muito bem ser música típica. E a terceira uma moça dançando dança do ventre. Infelizmente você se sente mais num show de circo do que numa real experiência dos emirados árabes. Esperamos que a nossa experiência sirva para ajudar a você definir seu roteiro, recomendamos que se você tem menos de 3-4 dias nos emirados, aproveite seu tempo com outras atrações, que lá não faltam.

Deserto Arábico

Extras:

  • Procure ir com um calçado que seja de fácil limpeza. Se estiver usando tênis com áreas de ventilação, seu pé vai ficar com tanta areia quanto se estivesse de chinelo. 
  • Se sofrer com enjoos, converse com o motorista antes do passeio começar e peça para ir no banco da frente ao lado dele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.