Batu Caves – Malásia

Batu Caves ou Grutas Batu, é basicamente uma colina com uma série de cavernas  localizada no distrito de Gombak a 17 km do centro de Kuala Lumpur, a capital da Malásia. Foi nomeada como cavernas de Batu porque ali ao lado passa o Rio Sungai Batu. As cavernas são formadas por calcário, que tem cerca de 400 milhões de anos. Hoje vamos falar sobre a nossa experiência em Batu Caves.

A escadaria e a Estátua de Murugan
A escadaria e a Estátua de Murugan

O trajeto do centro de Kuala Lumpur pode ser feito de carro ou pelo trem local. Estávamos com  pressa então pegamos um taxi e, chegando ao local, pedimos para o motorista nos aguardar no estacionamento. O trajeto de carro leva cerca de meia hora, combine valores antecipadamente com o taxista.

Murugan

Chegando lá você se depara com uma gigante estátua de Murugan, uma divindade hindu, ao lado da escadaria de acesso às cavernas. A estátua mede 42,7 metros de altura e foi inaugurada em 2006. Esse é um dos pontos altos do passeio, a estátua é realmente muito bonita, mas você vai ter que esquecer um pouco toda a movimentação ao seu redor, pois além de alguns templos na frente da estátua, também ficam muitas lojinhas de artesanato e vendedores ambulantes.

Depois disso você vai encarar a escadaria. São 272 degraus de concreto para a entrada das cavernas, com o calor e a umidade típicas do local, você terá a sensação que subiu uns 500 degraus. Em 2018 esses degraus foram muito comentados, pois receberam pintura nova, ressaltando a beleza do lugar. O Departamento do Patrimônio Nacional, foi contra toda a restauração já que a escadaria faz parte das Batu Caves, que é um patrimônio nacional, e não deveria ser modificada.  

A entrada no complexo é gratuita, vale lembrar que o local é sagrado e um templo de oração para os hinduístas, então grande parte dos visitantes não estão lá para turismo. Mulheres devem vestir calça ou saias abaixo dos joelhos, mas se você esquecer disso poderá alugar uma saia por lá, os homens podem entrar de bermuda sem problemas.

Subindo os degraus você encontrará muitos macacos, não pense em dar bobeira, embora simpáticos, esses animais são muito conhecidos por furtarem coisas. Eles estão sempre correndo atrás de algo pra comer.

Na primeira Caverna

Chegando no alto dos degraus, olhando para trás você consegue ver que realmente o esforço foi grande. Mas olhando para frente você também verá que o esforço não foi recompensado. Ali você se depara com a primeira das 3 grandes cavernas, repleta de pombos e com cheiro muito forte das fezes desses animais. Infelizmente a decepção é total, se você esperava um lugar magnifico, tente se contentar com a beleza natural da gigantesca caverna da catedral, que tem seu teto a 100 metros do chão, esse é o único alento de ter subido a escadaria.

100 metros acima

Os templos hindus são bem pequenos em relação ao espaço natural, você não sendo hinduísta, não vai achar muito bonito também. Na época que visitamos o local, final de 2016, estavam ocorrendo algumas obras para construção de novos templos.

Extras:

– Infelizmente por falta de tempo não conseguimos fazer o tourpela Dark Cave. São passeios com horário marcado feitos na caverna escura que tem acesso por uma escada a parte que fica depois da metade da escadaria principal. A caverna é quase intocada e lá a entrada é feita somente com guia e com pequenas lanternas na cabeça. Parece ser bem organizado e uma experiência diferente. Se você tem fobia de morcegos melhor não entrar lá, pois o local é repleto desses animais.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.