Estátua da Liberdade – New York City

A estátua da liberdade é um dos maiores ícones do mundo e sempre consta entre um dos primeiros lugares a ser visitado por nós, viajantes. A estátua de bronze se encontra no porto de Nova York, e foi um presente dos franceses ao estadunidenses para comemorar a sua independência. Hoje, vamos discutir se realmente este monumento vale a visita.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Vista da Estátua durante o passeio de barco

Para começar você pode até conseguir comprar os ingressos na hora da visita. Eles são vendidos no ticket center localizado no Battery park, mais precisamente em Castle Clinton, porém recomendamos que todos façam a reserva com antecedência pela internet no site oficial, assim você terá uma fila menor para enfrentar por lá. Se você planeja subir no pedestal da estátua, terá que reservar com uma semana de antecedência. Porém, se o seu sonho é subir até a coroa da Lady Liberty você terá que reservar com uns dois meses de antecedência. Lembrando que esses três ingressos custam em torno de 25-30 dólares cada e incluem ida e volta até Liberty Island, além da descida em Ellis Island.

Ticket na mão você passará por um forte esquema de segurança, digno de qualquer aeroporto (montado após os atentados de 11 de setembro de 2001), então evite incômodos desnecessários e carregue somente o que precisar. O esquema de segurança do passeio inclui escolta armada dos barcos durante todo o trajeto.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Vista de Manhattan

Voltando ao que interessa, o cruise é bem bacana, você terá uma bela imagem de Downtown Manhattan com seus arranha-céus. Se você tiver a sorte de ir em um dia ensolarado terá fotos inesquecíveis. Também terá bons ângulos da estátua, pois a embarcação passa pela frente dela em alguns momentos. Como nem tudo é perfeito prepare-se para ventos fortes durante o passeio.

Na Liberty Island você poderá passear e tirar quantas fotos quiser pelos entornos da estátua, mas esses entornos querem dizer ficar há uns 30 metros dela. Juntamente com seu pedestal, a estátua possui 93 metros de altura, e ela sozinha, 46,5 metros. Então, a estátua em si realmente não é muito grande, não vá esperando encontrar um arranha céu.

IMG_0325
Estrutura por dentro da Estátua

Se você comprou o bilhete para subir até o pedestal se encaminhe para a entrada indicada e você irá chegar bem próximo da dama de cobre. Se subir 167 degraus não são suficientes, e você comprou o bilhete para coroa, se prepare, são mais 168 degraus em uma escada pequena, não muito iluminada e um tanto quanto claustrofóbica para chegar até a tão desejada coroa. A escada tem sentido único, então nem pensar em desistir no meio do caminho, durante a subida observe os detalhes da estrutura da estátua que é bem explicada em uma exposição que se encontra no pedestal.

IMG_0332
Vista da Coroa

A vista que você terá será das cinco janelas centrais da coroa, que parecem mais com janelas pequenas de um navio de cruzeiro e seu tempo não será mais do que alguns minutos. O local não comporta mais que duas pessoas por vez e é guardado por policiais. Sinceramente a experiência é um tanto decepcionante, não vale a pena o empenho de comprar o ingresso com dois meses de antecedência, torcer para o tempo estar bom, subir 335 degraus e ficar minutos no local cuja a vista é bem meia boca. Entendo se seu sonho for olhar a tábula rasa na mão esquerda da Estátua da Liberdade, mas o ponto alto não passará disso. A subida até a tocha não é permitida para turistas.

A próxima parada é Ellis Island, lá era o local onde todos imigrantes europeus desembarcavam e eram registrados ao entrar nos Estados Unidos. Este local foi convertido em um museu bem interessante sobre a história da imigração no país. Nessa ilha você consegue também os melhores ângulos de Manhattan.

Resumindo, esse é um daqueles passeios que não tem como não fazer, por mais batido que seja conhecer a estátua, você não se arrependerá desde que não esteja esperando uma obra colossal e sim uma bela imagem com um simbolismo imenso para a liberdade pregada pelos americanos. Nós achamos que o tour normal ou até o pedestal já são mais do que suficientes, e você ganhará uma flexibilidade maior com as datas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Staten Island Ferry

Extra: Se a economia for prioridade e você não quer se incomodar com compra de ingressos vá até South Ferry e embarque no ferry para Staten Island. A Staten Island é um dos distritos de Nova York assim como Manhattan, Bronx, Brookling e Queens. Todos os dias muitos trabalhadores fazem o percusso de ida e volta até Manhattan por este ferry. O barco não para na Liberty Island, mas passa bem próximo da Lady Liberty e lhe proporcionará a mesma bela vista da Ilha de Manhattan. A parte boa é que o custo é zero e o trajeto leva apenas meia hora.

Indo para New York City? Veja outros post sobre a cidade:

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.