Pirâmides de Gizé – Egito

Um dos destinos que está na lista de todo viajante é o Egito. Este é mundialmente conhecido pelas pirâmides de Gizé e hoje falaremos mais especificamente da nossa visita a elas. Apesar de muitas pessoas acharem que as pirâmides ficam no Cairo, na verdade elas estão numa cidade próxima chamada Gizé. A Grande Pirâmide de Gizé (Pirâmide de Quéops) é a única obra remanescente das sete maravilhas do mundo antigo.

IMG_1419

Vista Panorâmica das pirâmides

Começando a sua aventura não é recomendado que alugue um carro e vá por meios próprios, você pode dirigir muito bem, mas fique sabendo que será o único a dirigir bem na loucura do trânsito do Cairo. A buzina é mais utilizada do que a seta pelos motoristas, na verdade temos nossas dúvidas se os carros tem seta por lá. No centro do Cairo os motoristas não respeitam semáforos muito menos a faixa de pedestres, o que torna um tanto perigoso uma travessia de rua ainda mais a pé. Nessa levamos sorte e pegamos um motorista muito calmo e que dirigia com cuidado.

Atravessando a rua no Cairo

Chegando na Necrópole de Gizé, você tem algumas opções para visitar o local que basicamente são: ir a pé, de charrete, montado num cavalo ou camelo. Se você já tiver um guia turístico (o que recomendamos) o assédio vai ser bem menor. De qualquer forma você será induzido a alugar um cavalo ou camelo para entrar no complexo e ir até a melhor vista panomâmica do lugar.

Entre estas duas opções a dúvida fica entre alugar um cavalo que parece desnutrido ou um camelo sabendo que é extremamente desconfortável o seu galope. Meu conselho seria escolher o cavalo, a não ser que o sonho da sua vida seja tirar uma foto montado em um camelo na frente das pirâmides. A vista Panorâmica é realmente impressionante!

Por questões de itinerário acabamos indo no verão, o calor é realmente insuportável, mas bebendo muita água, com muito protetor solar e chapéu dá pra sobreviver. Obviamente se você quiser estudar os vários ângulos das pirâmides é melhor ir em outra época.

No sítio arqueológico existem várias placas sinalizando que é proibido subir nas pirâmides, mas sistematicamente todos os guias levam os turistas para tirar fotos subindo alguns metros nas pirâmides, com o consentimento do guarda local. Talvez eles dividam as gorjetas depois. Vá preparado para ver muita sujeira, não diferente do Cairo e até do Rio Nilo, no complexo você verá muito lixo pelo chão.

IMG_1455

Rio Nilo

No geral as pessoas são muito agradáveis por lá, os guias tem muito conhecimento sobre a região e muitos atendentes são simpáticos, mas nunca se esqueça que os turistas são sua principal fonte de renda. Então algum nativo vai tirar uma foto pra você e lhe ‘dar’ uma água, mas isso não será de graça. Fique tranquilo porque também não será caro, por um ou dois dólares eles sempre ficam muito agradecidos. Outra fonte de renda dos egípcios são seus papirus e perfumes, aproveitando aquelas famosas ciladas para turistas o seu guia te levará em algum. Se tiver desejo em comprar certifique-se que são produtos originais e autorizados pelo governo.

Prepare-se para ver muita sujeira nas ruas, um trânsito caótico e assédio aos turistas nos lugares turísticos. Mulheres precisam atentar-se com os trajes, considerando que o Egito é um país árabe. Sabendo disso, você verá o Cairo com melhores olhos. Por maiores os problemas que essa nação possa ter, o Egito é um belo país e ver as pirâmides é uma experiência única.

2 comentários

  1. Pingback: Angkor –Camboja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.