Maya Bay – Tailândia

Quando pensamos em Tailândia, a primeira imagem que nos vem a cabeça é de uma praia paradisíaca, e um tanto quanto deserta. Entre essas tantas, a mais famosa delas foi exposta ao mundo pelo filme A Praia (“the beach”), estrelado por Leonardo Dicaprio em seus 20 e poucos anos, se tornando o destino dos sonhos de muitos turistas. Será que é tudo isso mesmo?

Maya Bay, como é mundialmente conhecida, com certeza é uma das praias mais paradisíacas e lindas que você pode conhecer. Mas a não ser que você se arrisque a infringir as leis tailandesas e durma por lá ou faça o aventureiro passeio Maya Bay Sleep Aboard, você nunca terá o gosto de ver essa praia deserta.  Diariamente cerca de 5 mil turistas aportam por lá, formando uma multidão de pessoas na praia e centenas de barcos enfileirados na orla que ocupa mais da metade de sua faixa de areia, limitando até a área de banho dedicada aos visitantes afim de evitar acidentes com os barcos.

IMG_3680-4

Talvez você esteja pensando: Mas na foto do fulano essa praia é o paraíso. Não se engane com as fotos postadas nas redes sociais, pois aqui principalmente no meio do dia não existe glamour nenhum. Você pode ter a sorte de conseguir uma foto sem outro turista do seu lado, mas isso não demonstra a realidade do local. Alguns preferem alugar um long tail boat e ir bem cedinho ou no final do dia para chegar nos horários menos cheios, mas essa tentativa já é conhecida, então algumas dezenas de barcos estarão entrando na baía junto com o seu.

Pela quantidade de turistas diários  e a poluição no local, os seus corais estão sendo destruídos. Isto levou o governo da Tailândia a tomar uma medida drástica de fechar a praia por 4 meses em julho de 2018 e postergando por tempo ilimitado em novembro, até a recuperação de seu ecossistema.

IMG_3678-2

Aproveitando que falamos em long tail boat, vale lembrar que a maioria desses barcos, apesar de tradicionais por lá, não apresentam segurança alguma. Muitos deles nem colete salva-vidas tem. Outros tantos tem coletes em péssimo estado de conservação. Há relato de alguns botes com vários vazamentos onde o próprio “capitão” tem que tirar a água de dentro há cada 5 minutos.

Apesar disso a praia mais conhecida de Ko Phi Phi Don, continua sendo muito linda. Se vale a pena ou não a visita, depende da sua paciência para dividir espaço com outros turistas que nem sempre são muito educados.  Nós achamos que vale a visita, tendo a expectativa de encontrar um lugar muito cheio vai te ajudar a não se decepcionar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.